Produtores rurais do Distrito Irrigado de Maniçoba (DIM) localizado em Juazeiro, no norte baiano ganharam um novo estímulo para produção em suas lavouras. Isso porque na manhã da última quarta-feira (15), foi firmada uma parceria entre o DIM e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o cultivo de pera e maçã na localidade a partir do ano que vem.
A parceria ocorreu após visita de técnicos do DIM na sede da Embrapa e em um campo de produção experimental, no projeto Bebedouro, em Petrolina. Na qual ficou confirmada a viabilidade de produção no Distrito. A cooperação ainda contará com o apoio dos técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A Embrapa vai repassar todo suporte de cultivo da pera aos técnicos da DIM e posteriormente às informações serão repassada aos produtores rurais de Maniçoba. A previsão do plantio está prevista para o primeiro semestre de 2020.
A pesquisa sobre a produção de frutas de clima temperado no semiárido brasileiro, vem sendo desenvolvida na Embrapa desde 2010, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Paulo Roberto Coelho Lopes. De acordo com o pesquisador, o intuito do estudo foi buscar alternativas de produção para o Vale do São Francisco. “O nosso objetivo é possibilitar novas opções de cultivo com alta rentabilidade para os produtores e que eles possam ganhar dinheiro com essas culturas”,pontuou.
O técnico agrícola do DIM, Djalma Alves do Santos, participou da visita e fez uma avaliação positiva.“Conversamos com o pesquisador Paulo Roberto e ele tirou várias dúvidas sobre plantio, mercado, manejo e outros fatores. Depois dessa conversa tivemos a certeza que será um plantio bastante promissor e vai se adequar muito bem aos pequenos produtores rurais de Maniçoba”, afirmou o técnico.
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional DIM
2 comentários
17 de Nov / 2019 às 05h58
NORDESTE,TERRA ABENÇOADA,BERÇO DE GUERREIROS,HOMENS E MULHERES !
17 de Nov / 2019 às 15h08
Geraldo, o prefeito Paulo Bom Fim deveria aproveitar o embalo da iluminaçao da banca e construir uma bela ciclovia onde hoje é a linha do trem.