Sexta-feira (08), estudantes, pais, professores e gestores das escolas municipais Santa Inês, Maria de Lourdes e José Pereira participaram da Roda de Conversa do projeto ‘Valores Humanos e Cultura de Paz’, na Escola de Formação de Professores – EFEJ, em Juazeiro. O projeto está sendo desenvolvido pela Diocese de Juazeiro, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC em parceria com outras instituições.
“Gostei muito desse momento que falamos sobre o que aconteceu em nossa escola, as mudanças de comportamento, o quanto foi importante para que cada um de nós buscássemos a paz interior, para não brigar com os colegas, professores e até mesmo com as pessoas da nossa família. Esse projeto foi muito importante para trazer a paz tanto para nossa escola como para a comunidade”, disse o aluno Marco Aurélio, da Escola Santa Inês, localizada no distrito de Maniçoba.
A mãe Raquel Silva contou que aconteceram muitas mudanças positivas do filho no comportamento, no relacionamento familiar e também no desempenho escolar. “Gostei muito que este projeto conseguiu realizar na vida do meu filho e da nossa família. Hoje temos uma relação mais amorosa dentro de casa, e ele está mais tranquilo, carinhoso e estudioso. Quero parabenizar a Diocese e a SEDUC por este trabalho”, ressaltou.
De acordo com a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação e Juventude, Cristine Hermenegildo o objetivo dessa atividade foi avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas há três meses nas escolas da rede municipal da sede e interior do município. “Foi um momento muito importante, onde tivemos a oportunidade de ouvir depoimentos dos alunos, pais, professores, gestores sobre as mudanças que aconteceram no ambiente escolar, nas relações familiares, nas comunidades depois de várias ações desenvolvidas para promover a paz. Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto”, afirmou.
Em três meses, o projeto ‘Valores Humanos e Cultura de Paz’ realizou nas escolas da rede municipal Caminhadas da Paz, exibição de filmes, palestras sobre as três dimensões da Paz, debates, campanhas educativas sobre a Paz no Trânsito, atividades interdisciplinares envolvendo músicas, textos e biografia dos líderes da paz mundial e local, produção de peças teatrais, entre outras ações.
A representante da Diocese, irmã Edjane Santos agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos no projeto. “Nosso objetivo é promover a cultura de paz em todos os segmentos sociais do município, conscientizando-os da necessidade de respeito entre todos. Ficamos muito felizes com a receptividade, a adesão e o empenho de todos na realização do projeto”, pontuou.
O evento contou também com a participação da terapeuta Raquel Pinheiro, que está desenvolvendo na rede municipal um projeto sobre as habilidades socioemocionais e com apresentação dos alunos da Escola Maria de Loudes.
A culminância do projeto ‘Valores Humanos e Cultura de Paz’ será no dia 22 de novembro, às 8h, com a grande Caminhada da Paz, que sairá do Águas Center, na Avenida Adolfo Viana até a Orla da cidade.
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
0 comentários