O Hospital Dom Malan/IMIP está participando de um estudo multicêntrico, que conta com a participação de 10 hospitais da Itália e 03 do Brasil (HDM/IMIP, IMIP/Recife e o Hospital Maria Lucinda).
O projeto, intitulado Children Hospital Care (CHOICE) tem como objetivo avaliar e melhorar a qualidade da assistência pediátrica prestada pelas instituições participantes, utilizando como guia um questionário elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Instituto Pediátrico Burlo Garofolo, que coordena e financia o projeto é o 1º instituto da Itália e o 28º do mundo com relação à qualidade de pesquisa científica. Atua como centro colaborador da OMS para saúde materno/infantil e possui uma ampla rede de instituições colaboradoras internacionais com atividades que incluem: pesquisa e desenvolvimento, programas de treinamento e intercâmbio de pesquisadores.
Em 24 e 25 de outubro aconteceu um encontro entre todos os centros envolvidos na pesquisa, em Trieste, na Itália.
Na oportunidade, o HDM/IMIP foi representado pela Diretora de Ensino e Pesquisa, a pediatra Angélica Guimarães, que coordenará localmente a pesquisa.
Em Trieste, a médica apresentou o HDM/IMIP aos demais participantes, enfatizando os números de atendimentos realizados no ambulatório, urgência e emergência, internamentos pediátricos e quantidade de partos realizados por mês, detalhando ainda as atividades de ensino e pesquisa.
“O Hospital Dom Malan é a referência para a assistência materno infantil para a Rede PEBA e o sertão do estado. É o hospital que mais realiza partos por mês no Estado de Pernambuco e seus números são muitos relevantes, o que justifica a nossa participação nesse estudo. Sem dúvida, foi uma grande honra apresentar o nosso hospital ao mundo”, ressaltou sobre a recente viagem.
A médica acredita que essa parceria entre as instituições poderá proporcionar uma enriquecedora troca de experiências entre os profissionais, consolidando ainda mais o HDM/IMIP como referência em assistência, ensino e pesquisa.
Ascom
0 comentários