O sonho de erguer o troféu após uma acirrada competição nacional envolvendo fortes competidores de vários estados e até de outros países tornou-se realidade, no último domingo (27), para um grupo de jovens estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf). A equipe do projeto de extensão F-Carranca venceu a Categoria Regular da 21° Competição SAE – Brasil AeroDesign, que aconteceu de 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). A conquista veio acompanhada não de um, mas de dois troféus, um deles pelo Prêmio de Excelência em Projeto da Embraer, entre outros feitos, devidamente comemorados em grande estilo, no final da tarde ontem (29), com um desfile em carro aberto pelas ruas das cidades de Juazeiro e Petrolina, logo após a chegada da equipe à região.
Eufóricos, os estudantes entoaram o grito de guerra “F-Carranca Faz!” e mostraram ao longo do trajeto que percorreu as principais vias das duas cidades os troféus pelos quais tanto lutaram nesta edição do SAE – Brasil AeroDesign, uma competição da qual o projeto participa há nove anos. A carreata contou com o apoio das equipes do Corpo de Bombeiros da Bahia e de Pernambuco, da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro e da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina Ampla (Ammpla) e foi acompanhada pelos coordenadores do projeto, os professores do Colegiado de Engenharia Mecânica da Univasf Luiz Mariano Pereira e José Bismark, familiares, amigos e patrocinadores que apoiam as atividades da F-Carranca. A carreata foi encerrada já no início da noite no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), onde a equipe foi recebida pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima, na Reitoria.
Além do primeiro lugar nacional na Categoria Regular e do Prêmio de Excelência em Projeto da Embraer, a F-Carranca conquistou o título de aeronave com Maior Carga Levantada, por erguer 13,715 quilos, Melhor Apresentação e segundo lugar em Relatório. Participaram desta edição do SAE Brasil AeroDesign 1,3 mil participantes de 71 Instituições de Ensino Superior do país e do exterior. A Categoria Regular, na qual a equipe competiu, tem duas etapas: apresentação oral do projeto de produção do avião biplano para uma equipe de engenheiros da indústria aeronáutica e competição de voo.
O capitão da F-Carranca, o estudante de Engenharia Civil Lucas Mateus do Nascimento Gama, atribui o desempenho à complexidade do projeto, ao trabalho em equipe e ao conhecimento construído desde a primeira geração do projeto. Pela primeira vez, a equipe competiu com um avião biplano com empenagem vertical nas duas asas, o que segundo Gama exigiu um processo de otimização realizado em laboratório. “Foram muitos estudos e testes para chegar à melhor configuração da aeronave”, relatou.
O reitor Jualianeli Tolentino de Lima também elogiou a equipe de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil, Elétrica, de Produção e Computação. Ele lembrou que a conquista da F-Carranca aconteceu no mês em que a Univasf completou 15 anos. “É um presente histórico para a Univasf”, destacou. Julianeli disse também que é importante o incentivo a projetos como a F-Carranca na Universidade. Para o reitor, a equipe continuará colecionando bons desempenhos. “Com a ousadia de vocês de fazerem sempre mais e melhor, vocês ainda voarão bem mais alto”, concluiu.O professor Luiz Mariano Pereira destacou a garra e a perseverança da equipe, que precisou superar inúmeras dificuldades até subir ao pódio. E o professor Bismark ressaltou que o projeto F-Carranca une atividades de ensino, extensão e inovação, o que possibilita muitos aprendizados aos estudantes. “A maior qualidade de um professor é acreditar que os alunos podem superá-los e os nossos estudantes já nos superaram muito”, afirmou Bismark.
No próximo ano, a F-Carranca representará o Brasil no campeonato internacional SAE Aero Design East, que será disputado de 6 a 8 de março, na Flórida, nos Estados Unidos. Os próximos meses serão de muito planejamento, estudo, trabalho e dedicação para executar o novo projeto a ser apresentado na competição.
Ascom
0 comentários