O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta terça-feira (29), que foi um "erro" publicar em uma rede social um vídeo que o compara a um leão sendo perseguido por hienas. "Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido", afirmou ao jornal "O Estado de S. Paulo", durante viagem à Arábia Saudita.
No vídeo, o leão, identificado como Bolsonaro, é acuado por hienas com símbolos que representam instituições vistas como rivais. Por exemplo: partidos políticos (PT, PSDB, PDT, PSL), o Supremo Tribunal Federal (STF), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e veículos de imprensa.
Em seguida, surge outro leão, descrito como "conservador patriota", que expulsa as hienas. Aparece a seguinte mensagem: "Vamos apoiar o nosso presidente até o fim!! E não atacá-lo! Já tem a oposição para fazer isso". Os leões se cumprimentam, e surge a imagem de Bolsonaro, uma bandeira do Brasil e a voz do presidente repetindo seu slogan: "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos".
Postado na segunda-feira (28), o vídeo foi excluído das redes sociais de Bolsonaro, mas segue sendo compartilhado por outros perfis. Nesta terça, a hashtag #hienasdetoga é uma das mais comentadas no Twitter.
"Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação", disse o presidente.
O presidente afirmou ao jornal que orientou sua equipe a evitar este tipo de conteúdo. "O vídeo não é meu, esse vídeo apareceu, foi dada uma olhada e ninguém percebeu com atenção que tinham alguns símbolos que apareciam por frações de segundos. Depois, percebemos que estávamos sendo injustos, retiramos e falei que o foco [nas redes sociais] são as nossas viagens."
"Não se pode culpar o Carlos. A responsabilidade final é minha. O Carlos foi um dos grandes responsáveis pela minha eleição e é comum qualquer coisa errada em mídias sociais culpá-lo diretamente. A responsabilidade é minha, tem mais gente que tem a senha, e não sei por que passou despercebido essa matéria aí", afirmou o presidente.
Em algumas ocasiões, Carlos Bolsonaro admitiu ter acesso à conta do pai no Twitter. Neste mês, ele se desculpou por ter postado, na conta do presidente, que o governo apoiava a prisão após condenação em segunda instância, no dia em que o STF iria debater o assunto.
Depois ter conversado com o "Estadão", Bolsonaro foi procurado por outros jornalistas no fim da manhã, ao deixar o encontro com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamad Bin Salman, em Riad. O presidente aproximou-se dos repórteres dizendo "não vou falar, não precisam me perguntar nada, vocês não vão me perguntar nada". E virou as costas ao ser questionado sobre o STF.
G1 Foto: Twiter
9 comentários
29 de Oct / 2019 às 13h02
O melhor é falar a verdade, e foi o que O MITO fez. Pior seria mentir como Lula, que disse que não conhecia Palocci. Embora o vídeo mostre A VERDADE, as hienas estão atentas, esperando outro momento para atacar, já que a facada falhou.
29 de Oct / 2019 às 13h24
Bando de doentes! Que merda foi essa que o povo (parcela) fez ao colocar esses doidos varridos no poder? Galera não estuda, mas quer debater com quem estuda, não entende nada, mas acha que quem entende estar errado. Complicado, estamos vivendo uma época terrível.
29 de Oct / 2019 às 14h07
Concordo em partes com vc Fernando, é melhor falar a verdade, Bolsonaro foi eleito por doidos e retardados como vc, verdade é sempre melhor né babão?
29 de Oct / 2019 às 15h23
OS IDIOTAS BOZONARISTAS. PARECE BOZO PARAGUAÇU. ODORICO ERA BEM MELHOR DO QUE BOZO. KKKKKKKKKK
29 de Oct / 2019 às 17h38
Daí se ver a que ponto chegamos, um chefe do executivo de uma nação fica com picuinhas nas redes sociais com outros partidos políticos e o judiciário, enquanto isso desemprego aumenta, custo de vida aumenta, e não vemos nenhuma posição do governo pra sanar os problemas de nosso país, o Brasil está um caos uma bomba relógio que a qualquer momento pode explodir. A única solução e entregar o país de volta aos índios e pedir desculpas e acabar com toda corja de político independente de partido pq nenhum presta, são todos farinha do mesmo saco.
30 de Oct / 2019 às 00h38
Quem defende os bandidos, os ladrões é o que? Inteligente? Nem de longe. Votamos nO MITO pra botar pra correr essa quadrilha para bem longe. Por mais que se façam de cegos que mintam, o país está crescendo, e isso os comunistas corruPTos não querem isso. Vamos enfrente, pois temos mais 16 anos para tirar esse país da lama.
30 de Oct / 2019 às 00h39
Quem defende os bandidos, os ladrões é o que? Inteligente? Nem de longe. Votamos nO MITO pra botar pra correr essa quadrilha para bem longe. Por mais que se façam de cegos que mintam, o país está crescendo, e isso os comunistas corruPTos não querem isso. Vamos em frente, pois temos mais 16 anos para tirar esse país da lama.
30 de Oct / 2019 às 09h02
Esse Fernando é outro débil mental, dizer que o país tá crescendo...piada...kkk. Crescendo sim, o desemprego, a violência, crimes ambientais, a pobreza, as milícias, Queiroz, Micheque, assassinato de Mariele...enfim. Fernando tu defeca pela boca como o seu "mito mentira".
30 de Oct / 2019 às 19h58
E o senhor, seu TOCADOR fake, que não tem CORAGEM de se identificar, engole tudo que o PT defeca, e ainda ARROTA satisfeito e convencido.