Em uma ação conjunta entre as distribuidoras de energia Coelba, da Bahia e Celpe, de Pernambuco, os técnicos das duas empresas percorreram as margens do Rio São Francisco para combater o furto de energia na região. A operação contou com 18 colaboradores das duas companhias, que realizaram as fiscalizações com a ajuda de nove veículos e um barco para percorrer boa parte do rio nos trechos de Juazeiro e Petrolina.
Na operação, foram inspecionados diversos produtores irrigantes da região e autuadas e desligadas 23 unidades consumidoras que estavam em situação irregular. A energia recuperada é suficiente para abastecer 3.500 residências durante um mês. Em 2019, já foram realizadas mais de 10 mil inspeções na região e normalizadas cerca 2,5 mil unidades com ligações clandestinas. A energia recuperada nessas ações é suficiente para abastecer o município de Casa Nova por dois meses.
O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantem um programa constante de inspeções. As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo telefone 116.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de seis milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
Ascom Coelba Imagem Ilustrativa da Internet
2 comentários
24 de Sep / 2019 às 07h44
o residencias do programa minha casa minha vida que fica aqui em juazeiro bahia juazeiro1,2,3, muitas casa tem gato aloooooo coelba volta de novo o gato aqui miaaaaaaa chega da dor
24 de Sep / 2019 às 13h57
coelba e celpe enganam o povo. são da mesma empresa ... grupo iberdrola. rsrsrsrsrsrsrs