O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) aderiu ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) para aperfeiçoar a captação e análise de informações de custos, a fim de melhorar a base de dados e a administração de recursos.
O PNGC é formado por um conjunto de ações que visam promover a gestão de custos no âmbito do SUS, a partir da geração e difusão de informações relacionadas a custos. O programa fornece ferramentas para auxiliar os gestores durante o planejamento e tomada de decisão que propiciem a redução de custos sem impactar negativamente na qualidade do serviço prestado.
O processo de implementação da metodologia teve início na quarta-feira (04), retomando as atividades hoje (05), com a realização do Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde, realizado na Policlínica do hospital. O facilitador do curso foi o coordenador de gestão de custo do Ministério da Saúde, André Alcântara, que abordou temas como: economia da saúde e a importância de apurar custos; noções de contabilidade de custos, entre outros.
A participação no PNGC não é obrigatória, cabe aos gestores avaliarem a necessidade de ingresso. Segundo o Gerente Administrativo do HU-Univasf, Rivellino Miranda, a adesão ao programa foi feita para maximizar as potencialidades orçamentárias, fazendo com que os recursos sejam aplicados de maneira eficiente. “Para um planejamento assertivo, é necessário que o hospital conheça efetivamente seus custos, de forma quantitativa e qualitativa. Esse conhecimento é essencial para o processo de tomada de decisão estratégica. A incorporação das ferramentas do PNGC contribui também para transparência pública, trazendo o que há de mais moderno em termo de gestão em saúde”, comentou.
Aproximadamente 150 unidades de saúde no Brasil aderiram voluntariamente ao programa. Destas, 78 possuem relatórios gerenciais obtidos com o uso do Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS), ferramenta que otimiza de forma padronizada e estruturada a apuração e gestão de custos em saúde. O ApuraSUS, além de prever o custo total de um hospital, possibilita conhecer o custo dos setores, chegando ao custo médio dos procedimentos.
Ascom HU-Univasf
0 comentários