MÉDICO E CAPELÃO FILHO DE BODOCÓ, PERNAMBUCO TRABALHA NO COMBATE AO FOGO NA AMAZONIA

Foi da queimada da Floresta Amazônica da Bolívia que a fumaça chegou até São Paulo para cobrir o céu e que continuou até a região Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou a chegada da fumaça na maior cidade brasileira, São Paulo. Com exclusividade a reportagem do Blog Geraldo José apurou que entre a equipe de Combate ao Fogo está o brasileiro Samuel Barbosa, vicealmirante Capelão Evangélico, médico oficial de Primer Grau (Exército), membro da Ordem Nacional de Capelães da Bolívia.

Detalhe: médico e pastor evangélico, Samuel neste momento atua em Puerto Busch, um dos setores mais castigados pelas queimadas. Samuel Barbosa nasceu em Bodocó, Pernambuco. Filho de Valdemar Bezerra e Francisca Barbosa. Dona Francisca é natural de Exu, nasceu na época no Povoado de Timorante. Samuel tem 35 anos e dois filhos bolivianos. Ingressou nas Forças Armadas da Bolivia através de concurso.

"Muito cedo sai do sertão e fui estudar medicina na Bolivia. Sou Pastor e temos a missão de levar a promoção do Reino de Deus nas Forças Armadas. Devemos dar honra e Gloria ao Senhor Jesus que mandou chuva depois de toda a tropa orar e clamar por chuva".

Samuel conta que "todos que atuam na região da floresta vivem momentos muitos difíceis. Tudo queima e há um clarão (fogo) no que se refere as fronteiras do Brasil, Bolivia e Paraguai". De acordo com Samuel o fogo é tão intenso que existe  a parceria com a Força Internacional no combate intenso das queimadas."

"No local está o SuperTanker, o maior avião tanque do mundo e atua na região no combate a incêndios florestais. São cerca de 40 km² onde o fogo está queimando incontrolavelmente", revela Samuel.

Outro importante aliado ao combate ao foto, segundo Samuel é o avião russo que pode levar até 50 mil litros de água ou retardante para combater incêndios. É um avião militar com kit de combate a incêndio (similar ao MAFFS, utilizado pela FAB), pode pousar em pistas menores e até de terra. A aeronave foi cedida pelo governo russo através do MHCS – Ministério de Situações de Emergência da Federação Russa.

O radialista e empresário Gil Nobrega mora em Exu, Pernambuco e é primo de Samuel. "Poucos imaginam que um filho que não esquece as raizes nordestinas e sertanejas da chapada e que andou nas mesmas poeiras de Luiz Gonzaga, é um dos que podemos dizer, um guerreiro da paz a serviço do combate ao fogo na Amazonia

A Amazônia boliviana ocupa 43% do território nacional nas regiões de Pando, Beni, Cochabamba, Santa Cruz e La Paz. No total, cerca de 1,2 milhão de bolivianos vivem nos 88 municípios localizados na área da floresta. Agosto foi um mês trágico não só para a Amazônia brasileira, que sofreu com um recorde de queimadas, mas também para a Bolívia. Na Bolivia continua o combate aos focos de incêndios que se revitalizam cada dia, amparados pela baixa umidade e os fortes ventos.

Na Bolívia trabalha uma equipe composta por militares especializados em operações de combate a incêndios florestais. Essa equipe técnica de reconhecimento do terreno, com experiência em logística, transmissão de informações e operações terrestres de combate ao fogo. O grupo conta com membros da proteção civil e um profissional da Brigada do Corpo de Bombeiros também de outros paises. 

Redação Blog