Um bate-papo realizado na quinta-feira (29) no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) encerrou a programação do Agosto Lilás promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social Mulher e Diversidade (SEDES). O mês é dedicado ao combate e enfrentamento à violência contra a mulher.
A delegada adjunta da DEAM, Rosineide Mota, o promotor de Justiça Samuel Luna e a secretária Cida Gama conduziram o debate que teve grande envolvimento das mulheres assistidas pelo CIAM. Para Andressa Silva que frequenta o CIAM diariamente foi mais um aprendizado. “A tarde de hoje para mim foi de crescimento. Já sabia sobre a lei, mas me informei ainda melhor e acho importante momentos como esses. O aprendizado que levo é que não devemos nos calar, ter amor próprio e sermos independentes”, afirmou.
A delegada Rosineide Mota considerou a atividade produtiva. “Agradeço a oportunidade de mais uma vez estar em um espaço público e esclarecer pontos que ainda geram dúvidas sobre a lei. Já avançamos e muito no que se refere ao combate à violência contra a mulher, a DEAM foi amadurecendo com um trabalho de lapidação e nosso objetivo é continuar sempre nesse crescimento”, disse.
O promotor de Justiça Samuel Luna também falou sobre os avanços alcançados. “A lei é ainda embrionária, mas houve significativos avanços que alguns anos atrás não aconteciam no país. Estou há 4 anos trabalhando com esta temática e considero que Juazeiro tem hoje uma rede bem estruturada para o combate à violência contra a mulher”, completou.
A ação contou também com a participação de representantes do Conselho da Mulher de Juazeiro. A conselheira Maria de Lourdes Deodato falou emocionada sobre suas experiências com a violência doméstica e parabenizou aos organizadores pela programação. “A atividade de hoje foi excelente por esclarecer para as mulheres o que é violência, os diversos tipos e também a importância do CIAM. Aqui nos sentimos livres para falar sobre nossas experiências e sabemos que podemos contar com todas essas pessoas que hoje estiveram presente aqui”, comentou.
A secretária Cida Gama destacou o trabalho desenvolvido pelo município. “Tudo isso é para fortalecer ainda mais a política de combate à violência doméstica em nossa cidade e é compromisso do município que tem um papel importante na rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Demonstra mais uma vez o compromisso da gestão com a causa”, completou.
Fabiana Diniz/SEDES
0 comentários