A Diocese de Juazeiro, em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC e outras instituições, lançou o Projeto Valores Humanos e Cultura de Paz. O evento aconteceu no auditório da SEDUC e reuniu educadores, religiosos e a comunidade em geral.
O Bispo Dom Beto agradeceu a todos os envolvidos no projeto e pediu o empenho para que as ações previstas sejam realizadas de agosto a novembro, fortalecendo a Cultura de Paz nas escolas, instituições, grupos e no ambiente familiar. “Há 12 anos que a Paróquia São Cosme e Damião realiza a Caminhada da Paz, mas este ano resolvemos ampliar as ações com a participação de outras instituições. O objetivo é promover a cultura de paz em todos os segmentos sociais do município, conscientizando-os da necessidade de respeito entre todos. Ficamos muito felizes com a receptividade, a adesão e o empenho de todos na construção do projeto”, ressaltou.
Na abertura do evento os alunos do Programa Novo Mais Educação, da Escola Mandacaru fizeram uma apresentação do Coral e de dança com a música Paz. A irmã Edjane Santos da Diocese de Juazeiro apresentou as atividades que serão desenvolvidas, até a culminância do projeto, que será no dia 22 de novembro com a Caminhada da Paz.
“Vamos realizar durante esse período exibição de filmes, palestras sobre as três dimensões da Paz, debates, promover campanhas educativas sobre a Paz no Trânsito, atividades interdisciplinares envolvendo músicas, textos e biografia dos líderes da paz mundial e local, produção de peças teatrais com base nos temas a serem desenvolvidos em sala, catequese, grupos de jovens, famílias ,entre outras ações”, explicou.
A gestora da Escola de Tempo Integral Paulo VI, Francisca Mota disse que “esse projeto é muito importante tanto para as escolas como para toda a sociedade. Fiquei muito feliz quando fui convidada para fazer parte e contribuir com a realização das atividades que vão promover a Paz na nossa escola e em nosso município”, disse.
A secretária da SEDUC, Lucinete Alves agradeceu ao Bispo pelo convite para construir o projeto. “Entendemos que uma maneira eficiente de fomentar a cultura de paz, resgatando os valores humanos que precisamos diariamente para viver bem, é trabalhar dentro das escolas e em outros grupos de convivência o fortalecimento dessa cultura. A equipe da SEDUC abraçou imediatamente o projeto e já está mobilizando os gestores, coordenadores para que as ações dentro das escolas sejam realizadas dentro do cronograma. Juntos vamos trazer a Paz para a nossa cidade”, afirmou.
Estavam presentes no evento representantes da Secretaria de Educação do Estado, Associação das Escolas Particulares – ASSESPA, IFBA, a equipe da SEDUC e outras Instituições.
Emanuelle Lustosa/SEDUC
2 comentários
24 de Aug / 2019 às 08h26
Parabéns para a igreja Católica e s prefeito Bonfim. Bolsonaro ganhou a eleição fazendo gesto com as mãos de arminhas. Hoje ta tudo piorando. Bolsonaro r Moro enganou. Hoje quer prender jornalistas. Bolsonaro na Cadeia de Xilindro
24 de Aug / 2019 às 13h17
Quando se vai tercer um comentário, devemos ter no mínimo uma coerência textual.