O quebrando o silêncio é um projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que visa a prevenção e educação dos abusos e violência doméstica. Desde 2002 é promovido anualmente em todo o Brasil e mais 7 países da América do Sul.
A campanha é promovida durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorrerá neste sábado, 24 de agosto. O tema de 2019 é abuso sexual infantil. Ao longo desse sábado (24), a IASD em Juazeiro, fará simpósios, palestras e passeatas com adultos, crianças e adolescentes a fim de alertar pais e filhos a respeito da exploração sexual infantil. O tema é escolhido para ser discutido com o propósito de salientar e conscientizar a comunidade e incentivar as denúncias contra os abusadores visando ajudar as vítimas.
Durante esse mês a comunidade Adventista junto com a ronda Maria da Penha, produziram uma série de palestras e simpósios nas escolas da região, com o intuito esclarecer para as crianças as formas de abusos e incentivar que elas contem para um adulto de confiança, bem como alertar os responsáveis sobre os alertas, muitas vezes silencioso, emitidos pelas crianças e adolescentes que algo não está bem.
A cada 15 minutos no Brasil estima-se que uma criança ou adolescente seja vítima de abuso ou exploração sexual. 83% dos casos notificados de violência sexual contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa e os agressores normalmente são pessoas do convívio das vítimas.
Esteja atento, tenha um diálogo aberto com crianças e adolescentes, procure sempre saber onde estão, com quem e o que estão fazendo.
Se suspeitar de algo estranho investigue e se for o caso, disk 100 e denuncie. Uma das únicas coisas piores que o abuso é o silencio, ele é cumplice da violência, por isso, Quebre o silêncio!
0 comentários