Na quinta-feira, dia 15, foi iniciado o Projeto Xadrez Educativo com as internas do Conjunto Penal de Juazeiro. A ação se deu por intermediação dos setores de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e Educadores Físicos. Na ocasião, participaram o professor idealizador do Projeto João Júnior e dois Jogadores da Academia Juazeirense de Xadrez (Bianca Souza e Robson Gomes) que realizaram uma partida de Xadrez demonstrando a atividade e seus objetivos a todos os envolvidos.
A prática desse esporte objetiva contribuir para a inclusão social dos reeducandos do Conjunto Penal de Juazeiro, buscando promover o envolvimento dos internos e internas melhorarando as habilidades individuais e cognitivas e a partir deste desenvolvimento fomentar a busca de novos horizontes no sentido de acreditar no potencial de cada um, tendo como base o desempenho, comprometimento e dedicação.
O projeto objetiva ainda trabalhar o desenvolvimento cognitivo específico como memorização, foco, poder de análise e tomada de decisão correta, controle emocional, antecipação e precaução, tomada de ações em grupo ou individual, fomentar o aprendizado humanístico, no qual, o Indivíduo aprenderá a perder, empatar e ganhar de uma forma lúdica, pedagógica e respeitosa.
Ascom CPJ
0 comentários