Hospital Dom Malan apresenta estudo sobre SEPSE na gestação para Unifesp e mais 14 centros de assistência, ensino e pesquisa do país

A equipe do Hospital Dom Malan de Petrolina apresentou, agora em agosto, um estudo sobre SEPSE (forma grave de infecção) para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mais 14 centros de assistência, ensino e pesquisa do país. O momento aconteceu durante a reunião médico-científica do Grupo de Interesses Especiais (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina – da qual o HDM faz parte. Essa é a terceira vez que o Dom Malan contribui com uma produção local para o SIG de Obstetrícia Patológica.

Nesta oportunidade um caso clínico do HDM foi apresentado pela médica Jéssica Vasconcelos, residente do segundo ano de ginecologia e obstetrícia do Dom Malan, e o protocolo para acompanhamento da SEPSE materna foi abordado por Tarcísio Menezes, médico assistente da UTI materna do hospital. A reunião, realizada por meio de videoconferência, também contou com a contribuição da coordenadora da UTI Obstétrica do IMIP Recife, Leila Katz, que entrou com a parte das atualizações sobre o tema.

De acordo com o médico especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques, a conduta médica e o protocolo do serviço foram bastante elogiados. "Ficamos felizes com a avaliação positiva, pois isso demonstra que estamos fazendo um bom trabalho e que estamos  bem alinhados com o que é feito nos melhores centros do país de assistência à gestante e puérpera", considerou ao final.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Os elogios ao Dom Malan podem ser bem observados na fala do professor Antônio Braga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "A avaliação positiva do Dom Malan e do IMIP transcendem o Nordeste", afirmou, também fazendo menção positiva ao quadro misto da equipe médica da UTI Obstétrica do Dom Malan.

"Acredito que o fato de termos médicos clínicos e obstetras, além de uma equipe interdisciplinar eficiente e comprometida dentro da nossa UTI, proporciona o somatório de forças necessários para o diagnóstico e tratamento de casos como o da própria SEPSE, que envolve questões que vão além da gravidez, por exemplo", considera Marcelo. Inclusive, a UTI obstétrica do Dom Malan merece destaque por ser a única especializada em toda a Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA).

Ainda sobre a SEPSE, Marcelo destaca que infecções graves na gestação podem ser prevenidas com um pré-natal bem feito. "Se tratarmos, por exemplo, as infecções urinárias que são comuns na gestação, conseguimos evitar o agravamento e as formas graves da infecção", finaliza. 

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan