A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) encerrou mais uma etapa do Qualifica Mais. Nesta fase foram oferecidas 14 oficinas e capacitados 350 jovens nos bairros que compreendem a região da Malhada da Areia, além de Itamotinga e Conjunto Penal.
Foram oficinas de penteado afro e mundo do trabalho, técnicas de aperfeiçoamento para diaristas, reciclagem de palletes, recipientes plásticos e pneus, reaproveitamento de alimentos, designer de sobrancelhas, noções básicas de manicure, pão caseiro e integral, fabricação de trufas, dindim gourmet, bolos caseiros e naked cake e customização de peças jeans.
“O resultado foi excelente. A comunidade respondeu positivamente a esse novo formato de aprendizagem rápida e objetiva que assegura um maior número de profissionais qualificados na área escolhida. As mulheres do Conjunto Penal ficaram encantadas com o cuidado da gestão municipal, muitas afirmaram que com as oficinas renovaram o desejo de cuidar da família e ter sua própria renda. Também fomos ao distrito de Itamotinga, junto com o Cuidar da Gente e o retorno foi gratificante. Tudo fez com que atingíssemos o nosso objetivo de capacitar cada vez mais pessoas para o mercado de trabalho”, afirmou Miriam Bernardo, coordenadora do programa.
Para o coordenador pedagógico do Conjunto Penal, Elias Cruz, a experiência foi exitosa. “Nossas expectativas foram superadas com a realização das oficinas no Conjunto Penal, pois conseguimos levantar a autoestima das internas, que agora se sentem muito mais valorizadas e qualificadas para o mercado de trabalho. Essa parceria com a prefeitura tem sido bastante proveitosa e esperamos contar com mais oficinas lúdicas e dinâmicas com estas”, disse.
A aluna Larissa França participou da oficina de Noções Básica de Manicure e considerou a oportunidade proveitosa. “Foi uma chance muito boa de qualificação profissional e com a oficina, certamente, aumentam minhas chances de conseguir ingressar no mercado de trabalho”, afirmou. A estudante Geni Cristina também aprovou a iniciativa do município. “Achei muito legal a prefeitura disponibilizar essas oficinas de forma gratuita e fiz questão de participar e me aperfeiçoar profissionalmente”, disse.
O ‘Qualifica Mais’ tem o objetivo de promover capacitação e gerar oportunidade de emprego e renda, beneficiando, prioritariamente, os usuários da Assistência Social. A próxima etapa do programa vai atender ao bairro Quidé e adjacências com novas oficinas.
Por Fabiana Diniz/SEDES
0 comentários