(VALE A PENA LER DE NOVO - publicado em 22 de Abril / 2011 - Um tema que continua atual)
“REDAÇÃO (22/04/2011) - O Bacharel em Administração de Empresas e Chefe de Gabinete da Prefeitura de Uauá, Agenor Santos é o mais novo colaborador do Blog com artigos sobre os variados temas. O primeiro deles versa sobre o poder e sua sedução. Confira:
“O poder é sedutor”
Existe frase mais autêntica e verdadeira do que essa, pronunciada nos idos de 1983, portanto há 28 anos, pelo meu amigo Edinho da Farmácia, ex-prefeito de Uauá, no período 1966/1970? (Nota: Liderança com laços familiares em Juazeiro-BA).
Tive a honra de ser o primeiro Gerente da Agência do Banco do Brasil da cidade entre 1982/1985, à época chamado de Gerente-Instalador e, por estilo pessoal, muito dado a ouvir os mais velhos e experientes do município, dentre eles a memória cultural viva desta terra, o Coronel Jerônimo Ribeiro e Edinho da Farmácia ou Edson Rodrigues Ribeiro, de grata memória.
As experiências de ambos contribuíram para sedimentar a experiência de um novel e imberbe gerente, apenas iniciando a caminhada de administrador principal de uma agência do Banco do Brasil. Vale registrar, para conhecimento dos mais jovens que, naquela época, era fato comum em todo o interior do Brasil que as autoridades maiores da cidade eram: o Juiz de Direito, o Prefeito, o Padre e o Gerente do Banco do Brasil!
Após esse introito, que apenas enriquece o meu ego por ter tido a honra de viver esse tempo, volto a fazer ilações sobre a frase sábia e histórica do velho Edinho da Farmácia. Não é que a sedução do poder transforma realmente as pessoas? São inúmeros os exemplos de que o poder afeta os comportamentos, para uns, mudando o próprio caráter e, para outros, alimentando desejos de se eternizarem nos cargos, a exemplo dos governantes árabes (média de 32 anos no poder) e, mais perto de nós, o Hugo Chávez (já com 12 anos no cargo), filhote do ditador Fidel Castro (cujo poder deste já supera os 50 anos).
O Chávez, então, faz mil peripécias para simular eleições democráticas, de modo a transparecer para o mundo que é um estadista querido pelo seu povo. Ainda bem que a vacina do pensamento democrático fez efeito positivo e protetor no Presidente Lula, que chegou ao final dos dois mandatos sem que o seu sangue fosse contaminado pelas picadas do mosquito Chávez, que não foram poucas! Na avaliação histórica este mérito lhe será creditado, visto que com 81,7% de aceitação popular ao final do segundo mandato (novembro-2010) e o pico de 84% (janeiro-2010), estava ele com a faca e o queijo para arrancar do Congresso um terceiro mandato, apenas utilizando-se da força atraente produzida pelas nefastas e corruptas Emendas Parlamentares, a moeda sempre acionada nas aprovações desejadas pelos Presidentes, em muitas oportunidades.
Bem oportuna a proposta que já está sendo discutida na Câmara dos Deputados de eliminação da reeleição para Prefeitos, Governadores e Presidentes e ampliação de quatro para cinco anos na duração desses mandatos. A rotatividade de comando nos Governos parece-me ser o melhor caminho e cabe ao povo o julgamento do mérito de retorno do Governante em futuras eleições, quando a sua gestão anterior será verdadeiramente avaliada nas urnas.
A reeleição, como vigente atualmente é o resultado sintomático da sedução pelo poder. Por mais eficientes e realizadores que sejam os gestores Municipais, do Estado ou do Governo Federal, os méritos de ações positivas podem ser obscurecidos e minimizados pelo natural desgaste de imagem causado pelo exercício do poder, a menos que tenha do seu lado dispositivos imbatíveis de políticas sociais populares, tipo Bolsa-Família, Bolsa-Alimentação, Bolsa-Renda, Bolsa-Escola, Auxílio-Gás, etc. que, não obstante os seus valores sociais inquestionáveis, servem para compensar e superar crises, acobertar deficiências e até mesmo escândalos.
À volta de tudo isso, ainda viceja a ambição de poder de quem está na oposição, sempre donos da verdade, mas, nem sempre, realizadores de tais ideias. Geralmente com planos de poder, mas não de governo”.
Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – (Lisboa-Portugal).
15 comentários
11 de Aug / 2019 às 23h04
VALE A PENA VER TAMBÉM O MEU COMENTÁRIO DE NOVO. APÓS 8 ANOS... publicado em 23 de Abril / 2011 às 11:04 ACORDADINHO. Mais do que isso: O PODER É INEBRIANTE... Quem está fora doido para entrar, quem está dentro louco pra não sair, jamais! Quem está fora com planos somente para entrar, quem está dentro com planos apenas para não sair. O Poder não significa o que as pessoas fazem uso dele, na verdade, na verdade, quem o tem enquanto tem, pouco faz por quem lhe concedeu uma verdadeira procuração com os mais abrangentes poderes.
12 de Aug / 2019 às 03h30
Hoje o governo Bosonaro SÓ tem projeto para os irmãos e filhos de sangue. Um filho de Bosonaro vai ser Embaixador nos EUA. Tudo negociação com Senadores. Mamatas altas SÓ familicia Bosonaro e Laranjas Ricas.
12 de Aug / 2019 às 03h35
Cadê Queiroz?? fez dezenas de depositos na conta do filho de Bolsonaro em um dia????Há o Moro apoia Bolsonaro perseguição a Jornalistas Grin Grewald??Moro conversava de madrugada com Delagnol?
12 de Aug / 2019 às 03h41
Blog Intercept indica que Moro ajudou Bolsonaro a ganhar a eleição? Moro na Cadeia. A constituição fala que Juiz não deve fazer política?? nesta terça o procurador Delaguinol vai ser julgado? vamos acompanhar Blog Brasil247 e Geraldo José. A TV não vai mostrar
12 de Aug / 2019 às 03h45
Amigo Agenor O presidente Bolsotario e Moru não vale o que o Gato enterra. Xinga e perseguição aos adversários. Ameaças e palavras horrível. Manda jornalista fazer cocô dia sim dia não???Fernando apoia maluco e Milicianos?
12 de Aug / 2019 às 03h49
Avanço do desemprego. Avanço da fome. Avanço preço do gás. Bolsonaro merece ser afastado por um psiquiatra . Brasil não aguenta HOJE tanto jumentos comendo em Brasília
12 de Aug / 2019 às 04h49
Gosto muito dessa polidez diplomática irrestrita. (Uauá-BA).
12 de Aug / 2019 às 05h00
Mais um interessante texto. Parabéns! Tenho uma querida amiga, Jojó, que vive há muitas décadas no Rio de Janeiro e que nasceu em Uauá. O nome do pai dela era José Ferreira. Ele tinha uma empresa de construção civil ou que fazia estradas, algo assim. Ela é uma amiga querida desde a minha adolescência. (Brasília-DF).
12 de Aug / 2019 às 05h51
Mestre Agenor, é sempre prazeroso ler ou reler seus artigos. Sou seu leitor e admirador. Deus te abençoe e que você continue trazendo-nos suas crônicas com teor de grande nível e qualidade (indefectível)! (Uauá-BA).
12 de Aug / 2019 às 06h32
Bolsonaro só veio para beneficiar os banqueiros e os exploradores dos EUA? Usaram Bolsonaro como palhaço ou Laranja ou milícias ou para tirar a vida ou prejudicar mais os oprimidos??Fernando e Quim ???
12 de Aug / 2019 às 06h44
Esse doente mental que escreve comentários ridículos, e que todo mundo sabe quem é, não se cansa de passar vergonha. No débito e no crédito.
12 de Aug / 2019 às 07h41
NARA-LULA AO INVÉS DE BENEFICIAR O NORDESTE,BENEFICIOU CUBA,OU VOCE AINDA NÃO SABE ? ME EXPLICA AÍ,QUE HISTORIA É ESTA DA LIGAÇÃO DO PT COM O PCC ? SOB O GOVERNO LULA E DILMA,QUE OS BANCOS MAIS GANHARAM DINHEIRO,QUER UM EXEMPLO :O BMG ESTAVA QUEBRADO,GRAÇAS AO CONSIGNADO CRIADO POR LULA PARA FERRAR O APOSENTADO,VEJA COMO ESTA AGORA,SE TRANSFORMOU ATÉ NO BANCO DO MENSALÃO. QUEM PAGA O ADVOGADO QUE DEFENDE ADÉLIO ?
12 de Aug / 2019 às 08h31
As crônicas deste que nos brinda semanalmente com sua capacidade de perceber a realidade e nos apresentá-la com argúcia e clareza são sempre atuais. Mesmo passando longos anos.Espero que as mudanças propostas no atual governo possam mudar, pelo menos parcialmente, esta triste situação. FOZ DO IGUAÇU
12 de Aug / 2019 às 11h18
Ótima crônica meu irmão. Alguns pessoas que estão na política, no poder judiciário ou executivo, ou até mesmo na imprensa ou outros setores comportam_se como o grande Leviatã. (Salvador-BA).
13 de Aug / 2019 às 05h39
OLGA-PARA A TUA ATUALIZAÇÃO,O GAZ ABAIXOU ESTA AGORA A 55 REAIS NA CESTA DO POVO.