O Encontro dos Grêmios Estudantis e dos Núcleos de Cidadania de Crianças e Adolescentes (NUCAS), reuniu na sexta (9) estudantes das escolas Paulo VI, Argemiro José, Terezinha Ferreira, Anália Barbosa, Dinorah Albernaz e Haydée Fonseca, na Escola de Formação de Educadores – EFEJ, em Juazeiro. O evento que faz parte da programação da Semana Municipal da Juventude, abordou várias temáticas de interesse da juventude, como seus direitos e deveres, a importância dos Nucas, o papel dos jovens na construção de políticas públicas para o país, entre outros assuntos.
O estudante Pedro Henrique disse que, além de dar voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar, o grêmio é importante por oportunizar aos jovens agirem politicamente e conciliar opiniões por meio do diálogo. “Além dos grêmios, os Nucas também precisam ser ampliados, porque eles intensificam os esforços para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes do nosso município. Quero parabenizar a SEDUC por essa iniciativa e também pela realização da Semana da Juventude”, evidenciou a estudante da Escola Municipal Terezinha Ferreira.
O coordenador da Casa dos Conselhos, Rosevelt Duarte, evidenciou a importância do fortalecimento dos Nucas. “Queremos reafirmar o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas diretamente para as crianças, adolescentes e toda a juventude de Juazeiro. Os núcleos chegam como mais uma forma de exercer e praticar a cidadania junto à juventude”, disse o coordenador. A diretora de Proteção Social Especial da SEDES, Fátima Carvalho também participou do Encontro.
A criação dos NUCAS no município é uma das ações estratégicas de participação social para a conquista do Selo da Unicef e tem como objetivo, incentivar a participação dos adolescentes nas políticas públicas desenvolvidas no município. A Semana da Juventude encerrou este sábado (10) com o Campeonato de Futsal Feminino, no Parque Fluvial, na Orla II da cidade.
Ascom PMJ
0 comentários