A crise no setor de saúde ultrapassou de vez a divisa entre Bahia, Juazeiro e Petrolina, Pernambuco. Durante participação em um Programa de Rádio na Rádio Grande Rio Fm, na manhã desta quinta-feira (8), o vereador Major Enfermeiro, que tem mandato em Petrolina, avaliou que o "prefeito Paulo Bonfim, de Juazeiro está completamente perdido".
O vereador também denunciou "a situação precária de atendimento do Hospital Universitário em Petrolina". Diversos ouvintes ligaram reclamando que "é uma tristeza, falta até fisioterapeutas e a superlotação é evidente". Conforme divulgado neste Blog Geraldo José, o Sanatório Nossa Senhora de Fátima, localizado em Juazeiro-BA, atende pacientes da Rede PEBA, do SUS, envolvendo 53 municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.
Para cobrir as despesas de folha de pagamento, remédios e empréstimos feitos para cobrir despesas do período que a entidade estava sem receber verbas, o sanatório gasta em média 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) por mês. Desses recursos, 113 mil (cento e treze mil) são provenientes do Governo Federal. O restante era repassado até janeiro de 2019 pela prefeitura de Juazeiro.
Dos 82 pacientes internados, de julho para cá, 25 foram dispensados por falta de recursos. Os 57 restantes podem ser dispensados porque o sanatório não tem como se manter apenas com os recursos atuais. 30% dos pacientes são de Juazeiro, 15% de Petrolina, os outros, dos municípios da rede PEBA que apenas encaminham os pacientes e não repassam nenhum recurso ao hospital psiquiátrico.
A folha de pagamento do sanatório gira em torno de 90 mil reais (noventa mil reais) e os profissionais também podem ser demitidos com o fechamento da unidade de saúde mental. A preocupação é das dezenas de famílias que não tem onde tratar os pacientes na rede privada.
Na quarta-feira (07), os vereadores Major Enfermeiro, Zenildo do Alto do Cocar, Gilberto Melo e Cristina Costa se reuniram com a direção do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, Maria Olívia Dewilson Oliveira e Ivonete de Souza Silva Melo, para buscar soluções e evitar o fechamento da unidade.
O encaminhamento dado foi marcar encontros com o Ministério Público Federal, Secretarias Municipais de Saúde de Petrolina e Juazeiro e Prefeitos dos dois municípios. Os parlamentares também pretendem marcar uma audiência pública para chamar os municípios da Rede PEBA que encaminham pacientes ao Sanatório Nossa Senhora de Fátima.
Redação Blog Foto: Arquivo
20 comentários
08 de Aug / 2019 às 12h26
perdido tá vc idiota. a saude de petrolina está acabada. se preocupe com o seu terreiro.
08 de Aug / 2019 às 12h35
Engraçado que Petrolina não ajuda em nada, não manda 1 real, e ainda vem criticar. 15% dos pacientes são de lá, e Juazeiro é quem tem que custear é? Vai procurar o que fazer vereador.
08 de Aug / 2019 às 12h40
meu amigo nao e so a saude e tudo em juazeiro da bahia que nao funciona.juazeiro e muita areia pro caminhao do gestor atual.quem colocou ele la deve pensar ate 1000 antes de deixa lo.juazeiro e uma metropole e junto com petrolina pode formar uma grande potencia. as duas cidades sendo bem administradas ,ninguem consegue bater esta regiao.juazeiro acorde isaac e paulo bonfim nao querem o bem de juazeiro querem governar pra eles mesmos e seus familiares.
08 de Aug / 2019 às 14h00
Precisou um vereador de Petrolina, cruzar a ponte para reclamar da péssima administração do municipio. E precisamos mesmo, o povo de Juazeiro agradece qualquer ajuda. Por que se depender dos vereadores da câmara de Juazeiro, o municipio pode pegar fogo, virar cabaré, que eles não fazem nada.
08 de Aug / 2019 às 14h47
Quando nós Juazeirenses falamos a verdade sobre a administração, dizem que é por que somos contrário, que é intriga da oposição. Agora estamos diante de uma avaliação de quem é de fora. Quer saber como está Juazeiro procure a uma pessoa de outra cidade que passa por aqui, e terá a resposta de um olhar de fora.
08 de Aug / 2019 às 14h56
Gente, boa tarde! A saúde em Juazeiro está precária em nível assustador. Não acho que vereadores des outros municípios devam dar opinião. Entretanto, endosso a fala deste, até porque ele não falou mentira alguma. A Câmara de vereadores que seria a esperança da população em lutar pelos nossos direitos, não tem cumprido o seu papel. É uma pena! Acordem!!! Procurem eleger na Câmara uma quantidade relevante de vereadores que façam oposição ao governo...
08 de Aug / 2019 às 16h24
Será que na família Coelho não tem um menino que não quer nada com a vida... (Não quer ser Dep. Estadual, Dep. Federal, Senador, Prefeito de Petrolina...) pra sair candidato à prefeito de Juazeiro nas próximas eleições...
08 de Aug / 2019 às 17h13
Eu tenho é vergonha da saúde e da atuação da Câmara de Vereadores de Juazeiro. Petrolina dar 10 x 0 nos vereadores daqui. Fora que é uma vergonha também saber que alguns vereadores de Juazeiro entendem que só porque ter uma pessoa juazeirense no sanatório, não é justo o Município repassar verba.
08 de Aug / 2019 às 17h44
A SAÚDE DE JUAZEIRO NAO ANDA BEM AGORA A DE PETROLINA TAMBÉM NÃO,NOBRE VEREADOR DEVERIA SE PREOCUPAR COM SUA CIDADE DE PETROLINA, HOSPITAL DE TRAUMAS TODO DIANTES RECLAMAÇÃO E ELES DEVERIAM RESOLVER E NÃO RESOLVEM E AINDA VEM FALAR DE JUAZEIRO?? BOLA FORA NOBRE VEREADOR .
08 de Aug / 2019 às 18h15
Tem que vir um vereador de fora mostrar a realidade da saúde de Juazeiro, pois o daqui são meros assessores do vaqueirinho e do garçom.
08 de Aug / 2019 às 18h46
Concordo com.o vereador o prefeiro de Juazeiro so sabe arrecardar dinheiro e nao faz nada . A saude esta uma calamidade os posto de saude esta faltando ate algodao.
08 de Aug / 2019 às 19h07
Geraldo ele devia olha para Petrolina que com todo apoio federal que tem não tem se quer uma upa outra coisa esse cidadão é tão mentiroso e enganador que nem e major nem e enfermeiro devia ter vergonha fez política às custas da sote sanatório!!! A pergunta que não quer calar qual eleitor dele precisou ir para o sanatório e não conseguiu ? Por isso tanto desespero
08 de Aug / 2019 às 19h53
Ele não tem moral pra falar, mas que é verdade é, quem mada votar em governo comunista?
09 de Aug / 2019 às 09h05
[email protected] em Petrolina tem duas UPA,s Sendo uma de especialidades. se informe amigo
09 de Aug / 2019 às 15h01
Mas realmente é verdade. A situação da saúde em Juazeiro é visivelmente precária. Não precisa nem discutir aqui, basta necessitar dela pra saber.
11 de Aug / 2019 às 12h27
É fácil diagnosticar a situação de Juazeiro, basta fazer uma analise do perfil dos nossos vereadores, com o comando do chefe maior, que eleve quem ele quer(Anderson, Helio, Gledson, Gean entre outros), qual o compromisso dessas criaturas. Até mesmo vereadores e deputados que antes se diziam oposição, se rederam ao chefe maior, veja Tiano, hoje cordeirinho, todos calados tirando proveito, Paulo Bonfim com maioria absoluta na câmara, tudo isso gera comodismo e o resultado é esse. Cidade sem comando.
12 de Aug / 2019 às 12h03
Isso é somente a falta de um legislativo comprometido com as suas funções e com o povo que o elegeu, hoje os vereadores de Juazeiro são apenas assessores de Isaac e Paulo Bonfim, vereadores de Juazeiro sabem sim da situação grave que a saúde de Juazeiro passa...
12 de Aug / 2019 às 12h19
Precisamos da o troco nas eleições pois a prefeitura de juazeiro Bahia se tornou uma grande empresa particular nas mãos do prefeito ex prefeito secretarios e desses vereadores que para nada servem a não ser enriquecer as custas do mandato que nos os outorga-mos!
12 de Aug / 2019 às 12h25
Vcs querem mais? Então vamos, é justo um só medico atender juazeiro e região na Upa de juazeiro, fala serio gente vão lá e vejam o ato heroico do medico que atende la na Upa de Juazeiro, prefeito vereadores acordem a saúde de Juazeiro agoniza e se tornou caso de policia
12 de Aug / 2019 às 13h30
Vcs querem mais? Então vamos, é justo um só medico atender juazeiro e região na Upa de juazeiro, fala serio gente vão lá e vejam o ato heroico do medico que atende la na Upa de Juazeiro, prefeito vereadores acordem a saúde de Juazeiro agoniza e se tornou caso de policia