Nacionalmente, a região do Vale do São Francisco é reconhecida pelo potencial no desenvolvimento da fruticultura irrigada, principalmente devido à produção e exportação de manga e uva. Por isso, durante esta semana, Petrolina está recebendo a visita de prefeitos de cinco municípios do estado de Minas Gerais, que vieram conhecer o trabalho aqui realizado. Nesta terça-feira (6), o grupo se reuniu com representantes da Prefeitura de Petrolina, para trocar experiências e buscar inspirações para o desenvolvimento de políticas de incentivo à fruticultura.
Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Júnior, apresentou o contexto histórico que permitiu o avanço da fruticultura irrigada na capital do Sertão e pontuou as ações da gestão municipal em apoio ao segmento, como a realização bienal da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), atuação junto à instituições financeiras para liberação de linhas de crédito, além da articulação política junto a sindicatos, cooperativas de produtores e outras esferas governamentais.
“Quem iria imaginar que uma cidade em pleno sertão pernambucano chegaria aonde Petrolina chegou. Por isso, dizemos que aqui é a terra dos impossíveis. Esperamos ter contribuído e nos colocamos à disposição para transmitir nossas experiências e incentivar o sucesso de outras regiões do país”, afirma o secretário.
Além da reunião com os representantes da prefeitura, o grupo também visitou fazendas produtoras, o Distrito de Irrigação Nilo Coelho, a Codevasf e a Embrapa. O prefeito de Joaíma, Dauro Barreto, avalia que a visita à Petrolina, que se estende até esta quarta-feira (07), está sendo muito produtiva. “Foi a oportunidade de conhecermos a influência da administração pública para o desenvolvimento deste segmento que gera tanto emprego e renda. Com certeza, aplicaremos o conhecimento que adquirimos em nossos municípios e, desde já, os convido para que possam retribuir a visita e, quem sabe, assistirem a evolução dessa nossa ideia”, diz.
O encontro foi articulado por Humberto Rodrigues, representante do Sebrae-MG, e também contou com a participação do Secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando, e do diretor-presidente da Agência Municipal do Empreendedor, Sebastião Amorim. A comitiva de Minas Gerais também contou com produtores rurais, representantes do Banco do Nordeste, do Sebrae e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), além dos prefeitos das cidades: Almenara, Bandeira, Jequitinhonha, Divisópolis e Joaíma.
Ascom Prefeitura de Petrolina
2 comentários
07 de Aug / 2019 às 21h46
Político a partir de agora tem que ter PROJETO para manter-se no poder e não falácias ou fanfarronices! Aí do outro lado do rio tem trabalho, honestidade e principalmente inteligência... Ou seja, vocês aí petrolinenses, não dão o poder na mão de um DOIDO qualquer! Parabéns ao prefeito MIGUEL COELHO que apesar de bem moço, certamente está dando uma aula para o Brasil de como cuidar bem das pessoas...
08 de Aug / 2019 às 06h21
Erry Justos você escolheu a cidade errada para morar, se manda para Petrolina cara. Voce sai lá da casa da ... pra vir esculhambar a terra dos outros, deixa de ser... muda, aqui ninguém gosta mesmo de voicê. Rapaz você no ar é uma vergonha e lendo notícias policiais, para cara você pode até ter o diploma, mas radialista voce não será nunca.