Esses dias Lula reagiu ao fato da Transposição do São Francisco para a Paraíba estar paralisada há vários meses. Ele atribuiu essa responsabilidade ao governo Bolsonaro, chamando essa prática de desumana. O atual governo não reagiu às acusações de Lula.
Nossos grupos sociais foram os primeiros a reagir à obra da Transposição, logo que Lula tomou posse. Portanto, as primeiras reações a Lula não vieram da direita brasileira, mas de quem comungava a ideia de um outro país. Nossa proposta era incentivar a captação da água de chuva e construir pequenas e médias adutoras para o meio urbano, já que o desafio urbano é uma realidade no Nordeste atual, particularmente no Semiárido. Já havia o Atlas do Nordeste, uma obra da Agência Nacional de Águas, com propostas para cada município da região, e nós, da sociedade civil, já tínhamos a proposta da captação da água de chuva para beber e produzir através das cisternas e um leque imenso de tecnologias sociais.
Todos sabemos, prevaleceu a grande obra da Transposição, mesmo que depois os governos Lula e Dilma tenham financiado a captação da água de chuva e também algumas adutoras médias e pequenas para os centros urbanos. Acontece que todos os problemas que estavam previstos em termos de manutenção e operacionalização da Transposição estão acontecendo. Parece que se quer criar uma cortina de fumaça em torno dos problemas reais da obra.
Em primeiro, os canais e barragens sucessivas para elevação da água apresentaram problemas de ordem técnica, com rupturas e vazamentos, o que tem dificultado de forma grave o bombeamento contínuo das águas. Uma dessas barragens no Eixo Leste em Cacimba Nova, Pernambuco, teve problemas esse ano por sobrecarga e esse é o motivo técnico alegado para paralisar o bombeamento. Acontece que um reparo desse tipo leva tempo e outras barragens já tiveram problema como as de Camalaú e Poções na Paraíba.
Dessa forma, só o Eixo Leste estava em pleno funcionamento, mas de forma precária. A Fundação Joaquim Nabuco, em Pernambuco, vinculada ao Ministério das Ciências e Tecnologias, vem denunciando há tempos a pouca água bombeada e, pior, a grande perca ao longo do percurso. De uma média de 9m3/s bombeados, apenas 3m3/s estavam chegando ao reservatório de Campina Grande. Temos dito nos porões que construíram uma bomba atômica para matar um mosquito. Porém, com a inauguração da obra, um pouco de água estava chegando em Campina Grande e esse fato amenizava sua funcionalidade.
Essas notícias, um tanto escondidas, vem desde o começo do funcionamento do Eixo Leste, mas se agravaram nesse ano. O próprio Ministério Público da Paraíba recomendou a paralização do bombeamento até que os problemas estruturais de duas barragens fossem solucionados. Essa é a razão fundamental da paralização do bombeamento para a Paraíba. O governo Bolsonaro não respondeu se tem interesse em reativar o bombeamento, nem fala se o Eixo Norte um dia será devidamente concluído. O problema de sua funcionalidade será tão grande quanto o do Eixo Leste.
Acontece que nova notícia surgiu aqui pelo São Francisco, isto é, o governo Bolsonaro pensa em privatizar a Transposição. Esse objetivo também denunciamos há mais de dez anos, porque era uma proposta já vinda do governo de FHC por parte do Banco Mundial, isto é, criar um "mercado de águas" no Nordeste Brasileiro. A ideia não avançou naquele momento, mas aos poucos o mundo do capital vai impondo seus interesses.
Então, se vier a privatização, o pior acontecerá. Os paraibanos, e todos os estados receptores, perderão a autonomia de toda a água armazenada em seus reservatórios, inclusive aquelas oriundas das chuvas, já que as águas da Transposição se misturam com elas e não há como distinguir o que vem das chuvas e o que vem da Transposição. Então, provavelmente pagarão a água mais cara do mundo, inclusive aquelas que antes eram uma dádiva da natureza.
A dúvida que resta é se alguma empresa capitalista vai se interessar por essa obra, ainda mais se tiver que bancar sua manutenção. A não ser que façam aquele velho subsídio cruzado, isto é, lucram com a venda da água e põem a conta a pagar nas tarifas dos irrigantes, indústria e, principalmente, nas tarifas domésticas.
Finalmente, continua o silêncio sobre o destino fatal do Velho Chico. Bolsonaro quer privatizar também as Centrais Elétricas do São Francisco (CHESF). A exigência inicial dos compradores é demitir 1700 trabalhadores. Pior, retoma a ideia de construir barragens atômicas na região, começando por Itacuruba, Pernambuco. Faz-se um silêncio mortal sobre as 362 barragens nas cabeceiras do Velho Chico, quase 70% com rejeitos minerários. Dizem os estudiosos que basta romper a de Paracatu, com resíduos minerários de ouro, para matar o Velho Chico por 100 anos. Aquele ouro roubado num aeroporto de São Paulo esses dias vinha exatamente da mina de Paracatu.
Não temos nenhuma alegria em ver tantos problemas nessa obra como no Velho Chico, afinal, é a água. Ainda bem que a sociedade civil manteve sua proposta da captação de água de chuva para beber e produzir para as famílias. Mas, a natureza dessa obra da Transposição já indicava claramente seus desdobramentos e suas consequências. O governo atual apenas agrava o que já era muito problemático. Enfim, como se diz aqui pelo Nordeste, "pau que nasce torto, até a cinza é torta".
Roberto Malvezzi (Gogó)
16 comentários
07 de Aug / 2019 às 23h12
Totalmente perdido o comunista de pastoral. Kkkkk não sabe se vai ou se fica. Kkkkk quando o ladrão negociou a transposição para encher os bolsos da quadrilha, os comunistas de pastorais e grupos chiaram, mas não ferveram. Queriam dinheiro para as ONGs e associações de cumpanhêros. O PT encheu os bolsos com as propinas. E agora que O MITO quer terminar a obra, a culpa das mazelas deixada pelos corruPTos é do governo. Quem cair nessa lenga-lenga não deveria ter um título de eleitor.
08 de Aug / 2019 às 02h57
Amigo Gogo fala do GOVERNO BOZONARO NEGOCIA SEUS DIREITOS Enquanto o povo trabalhador tem seus direitos ameaçados, Bolsonaro negocia com a Câmara R$3 bilhões extras para pagar os votos dos deputados a favor da Reforma da Previdência. E para as outras áreas prioritárias, como a educação, o #GovernodaMorte corta recursos.
08 de Aug / 2019 às 03h01
Bostanaro precisa de tratamento psicológico tem que ser internado imediato
08 de Aug / 2019 às 03h07
Este governo do Bolsonaro é um desastre. Varias Bombas relógios
08 de Aug / 2019 às 03h35
O BRASIL CARECE DE UM PRESIDENTE - MANIFESTO Movimento Ética e Democracia O Presidente Jair Bolsonaro está demonstrando, nestes sete meses de governo, total incompetência e despreparo para o cargo, em uma nação grande, complexa e com graves problemas econômicos e sociais. Escancara desconhecimento da responsabilidade do cargo que lhe foi confiado pelos brasileiros, agindo e falando como chefe de torcida de uma minoria de fanáticos seguidores, inclusive desrespeitando aqueles que lhe deram o voto e não pertencem a tal minoria. Com talento especial para envenenar a política, Bolsonaro se revela
08 de Aug / 2019 às 03h38
Texto esclarecedor mas somente para pessoas de caráter e bom senso parabéns. FORA Bolsonari; Quim e Fernando e Ery Just
08 de Aug / 2019 às 03h50
Bolsonaro e muito limitado e maluco para governar um país complexo e gigante como o Brasil! Estamos a deriva!
08 de Aug / 2019 às 03h54
Parabéns. Vamos nos unir e lutar juntos contra o Bolsonarofascismo que se instalou em nosso país.
08 de Aug / 2019 às 03h58
Parabéns pelo texto!! O presidente B......profere palavras que fere as pessoas mais que uma lâmina afiada. É mentiroso e mal intensionado!!
08 de Aug / 2019 às 04h00
Concordo com esse manifesto , sou contra tudo que esse que se diz presidente da República está causando contra a nação brasileira.
08 de Aug / 2019 às 05h30
Esse é aquele cara que falou que o saldanha marinho é uma copia? Piada de Juazeiro
08 de Aug / 2019 às 06h59
Tenho acompanhado os artigos e crônicas tanto do ativista cultural e político Roberto Malvezzi, Gogó, tanto os textos e trabalhos literários do professor e escritor Otoniel Gondim ( Embora tenha sumido...). Os dois representam muito para a região e nossa cidade. Lembro, no salão nobre do Hotel Grande Rio, Petrolina, de ter assistido a um grandioso debate entre os dois sobre a Transposição das águas do São Francisco. memorável até hoje! Os admiro mais ainda por serem lulistas e anti-bolsonaro. Sinal de que continuam mestres no humanismo também. Parabéns!!!
08 de Aug / 2019 às 06h59
Tenho acompanhado os artigos e crônicas tanto do ativista cultural e político Roberto Malvezzi, Gogó, tanto os textos e trabalhos literários do professor e escritor Otoniel Gondim ( Embora tenha sumido...). Os dois representam muito para a região e nossa cidade. Lembro, no salão nobre do Hotel Grande Rio, Petrolina, de ter assistido a um grandioso debate entre os dois sobre a Transposição das águas do São Francisco. memorável até hoje! Os admiro mais ainda por serem lulistas e anti-bolsonaro. Sinal de que continuam mestres no humanismo também. Parabéns!!!
08 de Aug / 2019 às 08h27
MINHA GENTE. Será que só eu percebo que tem uma pessoa se autoelogiando nos comentários? Será que ninguém percebe que é aquela pessoa que tem ficha criminal, e se diz professor, ator, comentador, músico e outras atrocidades? Será?
08 de Aug / 2019 às 08h29
Esse "cidadão" chamado de Jair que de Messias não tem nada, veio para destruir o povo sofrido e maltratado não só do Nordeste, mas de todo Brasil. Infelizmente alguns poucos gatos pingados não se deram conta da malvadeza desse coiso, ele estar acabando com tudo, privatizações, desmatamento desgovernado na Amazônia, estão acabando com os índios, acabando com as universidades, os programas sociais... O povo tem que acordar, se não vai ser tarde demais, essa nova previdências só ira beneficiar os empresários e latifundiários. Nós iremos nos matar para manter esses covardes mais ricos.
08 de Aug / 2019 às 08h38
Parabéns Roberto, os acefálicos (bolsominions) jamais entenderão o conteúdo desse texto esclarecedor. São como o "mito"...cabeça de camarão.