Uma palestra sobre saúde da mulher negra, realizada na noite da quarta-feira (31) na Escola Santa Inês em Maniçoba, encerrou a programação do 'Julho das Pretas' de Juazeiro. A atividade aconteceu através de uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e UNEGRO.
A gestora da Escola Santa Inês, Ilsa Gomes, destacou a importância de levar essas discussões para o ambiente escolar. “Esse bate papo fortalece o papel da escola enquanto instituição, pois possibilita que o estudante paute seu conhecimento em fatos reais. Trazer uma atividade como essa promove uma didática contextualizada possibilitando discutir questões vinculadas à saúde, violência contra a mulher, intolerância, ao racismo, à defesa de direitos, ao acesso e oportunidades”, afirmou.
De acordo com a presidente da UNEGRO, Queila Patrícia, a atividade foi significativa e relevante para a entidade e a temática abordada encontrou receptividade na comunidade. “Existem pessoas acometidas por doenças que afetam, especificamente, a população negra, e muitos ainda não tinham ciência disso. A maioria não sabia da necessidade de conhecer suas particularidades e direitos dentro do Sistema Único de Saúde. Agradecemos a SEDES que tem nos inserido nas atividades e desempenhado um papel importante na sociedade. Os movimentos sociais vêm pra somar e junto com as instituições fortalecer esse contato com as comunidades”, destacou.
O 'Julho das Pretas' é comemorado em Juazeiro pelo terceiro ano consecutivo e tem o objetivo de fortalecer o movimento de mulheres negras no município debatendo o perfil, as problemáticas e prioridades da mulher negra.
“Este ano inovamos ao trabalharmos a questão do racismo com crianças e adolescentes atendidas nos CRAS, tratamos de bullying, trabalhamos a autoestima e a conscientização acerca dos direitos desses jovens. Fomos a vários espaços, ouvimos mulheres comuns e nos sentimos gratos por saber que a prefeitura tem uma rede fortalecida onde educação, saúde e social atuam de forma conjunta. Mais uma vez o 'Julho das Pretas' foi de extrema relevância para nosso município por percebermos que a gestão tem investido em políticas públicas para mulheres e levado conhecimento a diversos espaços”, completou a diretora de Mulheres, Quitéria Lima.
Por Fabiana Diniz/SEDES
0 comentários