A Prefeitura de Petrolina já deu início ao segundo semestre de atividades voltadas para os educadores das escolas da Rede Municipal de Ensino. centenas de professores da sede e do interior participaram no sábado (27) de formações continuadas nas áreas de Português; Matemática; Geografia e Ciências naturais. As atividades reuniram docentes com a proposta de aprimorar as práticas pedagógicas em sala de aula.
Na Escola Municipal Professora Eliete Araújo, no bairro Vila Mocó, mais de 500 educadores das áreas de Português e Matemática, das séries iniciais do ensino fundamental (1º ou 3º ano) vivenciaram experiências e trocaram conhecimento durante a primeira formação do segundo semestre do Programa Municipal de Alfabetização (ProALFA), coordenado pela Secretaria Executiva de Ensino, através da Diretoria de Alfabetização. De forma lúdica, os professores receberam orientações de formadores que integram o quadro de profissionais da rede.
Para garantir que o professor possa vir à formação, a gestão municipal oferece um incentivo financeiro possibilitando que ele se desloque do seu bairro ou comunidade no interior para participar das programações, optativas, nas manhãs de sábado.
Para a secretária executiva de Ensino, Rosane Costa, a adesão do professor alfabetizador é de fundamental importância. "O programa de formação dos educadores de Petrolina vem apresentado ótimos resultados a cada mês e isso mostra o interesse dos professores em aderir a proposta desse trabalho e em levar para sala de aula um conteúdo melhor e mais didático. Através desses encontros , podemos escutar os profissionais que atuam em sala de aula e suas contribuições para desenvolver um programa de alfabetização com identidade própria, com a cara de Petrolina", disse.
Outro grupo de educadores esteve concentrado na Escola de Tempo Integral Anézio Leão, no bairro Vila Eduardo, participando da 3º Formação em Ciências Naturais e da formação na área de Geografia, ambas coordenadas pelo Núcleo Municipal de Estudos das Ciências (Numec). A programação contou com atividades práticas; apresentação de artigo publicado na revista da UNIVASF (REVASF); com a participação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária e discussões de aprimorar o trabalho em sala de aula.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários