Moradoras do distrito de Pinhões, distante 72 km da sede de Juazeiro, participaram nos dias 19 e 20 de Julho das capacitações do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’. A tecnóloga em alimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Ataildes Pinheiro, ministrou os cursos sobre o beneficiamento do bode e da palma - Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), uma novidade do projeto.
“Esse foi um momento de integração entre governo municipal e comunidade local, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento econômico e social da zona rural. O curso é uma estratégia de geração de renda, já que as tecnologias aplicadas durante o treinamento possibilitam a elaboração de novos produtos com recursos disponíveis em suas comunidades, a exemplo da palma”, explicou Ataildes.
Na ocasião, agricultoras, empreendedoras e donas de casa tiveram a oportunidade de resgatar a cultura local, bem como técnicas de boas práticas que consistem na qualidade final dos produtos. Para a agricultora Vandeilza Martins da Silva, a capacitação foi de grande importância. “O curso foi um presente para a comunidade, agradeço pela oportunidade de inovar os nossos conhecimentos. Amei tudo”, declarou.
Já a empreendedora da Associação de Mulheres da Fazenda Esfomeado (AMAFE), Cristiane Ribeiro da Silva falou da felicidade em aprender novas tecnologias. “Fiquei extremamente grata por ter a oportunidade de ampliar o meu conhecimento sobre a culinária em geral. Preparar pratos saborosos e únicos é extremamente importante. Agradeço a ADEAP através de Ataildes que nos proporcionou esse momento tão gratificante”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix, falou do sucesso do projeto. “O ‘Fortalecendo o Semiárido’ tem possibilitado um grande avanço para o empreendedorismo da zona rural de Juazeiro. Um dos objetivos da prefeitura através da ADEAP é fomentar e fortalecer políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico da sede e do interior do município. O projeto tem buscado para essas pessoas oportunidades de crescimento, aprendizado e incentivo. Estamos satisfeitos com os resultados”, declarou.
Lene Radina/ASCOM ADEAP
0 comentários