Depois que a OAB Subseção Juazeiro veio a público manifestar a sua posição contrária à medida que pretende fechar unidades da Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia e Pernambuco, incluindo a unidade regional Petrolina/Juazeiro, sediada no município de Petrolina/PE (Veja AQUI) agora foi o leitor Joaquim Ferreira Mendes, morador do Parque Centenário, que expressou descontentamento com esta medida governamental em mensagem ao Blog GJ Notícias via whatsapp. Confira:
Geraldo a Defensoria Pública Federal é o único caminho para as pessoas menos afortunadas conseguirem tratamentos de alto custo para doenças graves, como o câncer, por exemplo.
Se isto acontecer, muitas vidas preciosas se perderão em razão da falta de recursos destas pessoas que não terão acesso a um tratamento que poderia salvar suas vidas ou de um parente.
Foi graças a este apoio jurídico que eu consegui há cerca de 10 anos passados um tratamento de R$160 mil reais para o câncer de mama para a minha esposa, sem o qual ela não teria sobrevivido.
Na mesma ocasião, uma outra pessoa, moradora do Tabuleiro, que entrou com a causa na Defensoria Pública Federal junto com a minha, também conseguiu.
Hoje, tanto a minha esposa, quanto esta amiga, estão vivas, ainda fazem o acompanhamento, mas sobreviveram. Sem este tratamento, certamente já não estariam entre nós. Portanto, Geraldo, se você puder trazer até seu programa para uma entrevista, alguém ligado a esta medida que só prejudicará os menos afortunados, seria muito bom, pois pode se tratar, embora não pareça, de uma questão de vida ou morte.
Vale registrar que quando entramos com a ação na Defensoria Pública Federal, em Petrolina, o juiz federal assinou a sentença favorável em 20 dias o que possibilitou a compra do medicamento e o início imediato do tratamento.
OBS: Só para ilustrar, cada aplicação desta quimioterapia, custava em 2008, R$10 mil reais. Eram necessárias 16 aplicações. Não podemos deixar isto acontecer.
Joaquim Ferreira Mendes
PS: O Blog encaminhou as matérias e a mensagem do leitor para a assessoria da Deputada Federal Dayane Pimentel do PSL da Bahia e espera um posicionamento sobre o assunto.
3 comentários
14 de Jul / 2019 às 07h50
Muito obrigado, Geraldo !
14 de Jul / 2019 às 08h02
A sonegação de direitos vem de tempos imemoriais, mas na atualidade assistimos ao seu crescimento vertiginoso, com as necessidades crescendo exponencialmente.Como uma grande parcela da população tem os seus direitos sonegados, restando a estes somente os meios legais. Fechar esta porta é deixar muita gente,fora do guarda chuva da seguridade.
14 de Jul / 2019 às 08h16
O tempo é o senhor de tudo. Só não fechou ainda porque o líder do Senado é o Fernando Bezerra Coelho