Roberto Malvezzi (Gogó)
A parábola bíblica do Bom Pastor é uma das mais conhecidas. Jesus se compara a um bom pastor, que cuida bem de suas ovelhas, que dá sua vida por elas e as defende dos lobos vorazes (João 10, 1-18). Porém, o contrário do Bom Pastor não é o lobo, mas o "mercenário", aquele que finge ser pastor, mas quando apertado abandona suas ovelhas e foge.
O mercenário é mais que um fujão. Ele pode explorar suas ovelhas, ficar rico às custas delas, manipular sua boa vontade, manobrá-las como se fossem um grupo de idiotas.
No mundo contemporâneo e urbanizado não é fácil sustentar a parábola do Bom Pastor. Ninguém mais hoje em dia quer ser ovelha, no sentido que simplesmente obedece a uma voz de comando sem entender o que está acontecendo. Por isso mesmo, em outro contexto, Jesus vai dizer aos seus discípulos que eles não são servos, mas amigos, porque o servo não sabe o que faz ao seu Senhor, mas o amigo sabe (João 15,15).
Quem conheceu o sertão nordestino anterior à década de 1990 sabe o que eram os currais eleitorais. A voz de um coronel era capaz de determinar os votos de toda uma comunidade, até de um município, até de uma região. Eram os senhores da vida e da morte da população. Ainda é atual o célebre livro de Victor Nunes Leal "Coronelismo, Enxada e Voto". Mas, as oligarquias nordestinas foram caindo no curto período democrático que passamos, e a última a cair foi a dos Sarney no Maranhão. Hoje temos novos governadores no Nordeste e as viúvas dos coronéis hoje encontram alguma guarida no bolsonarismo, por isso não passam muito de 20% da população do Nordeste.
Mas, novos currais eleitorais passaram a ditar a vida de milhões de brasileiros no Brasil atual. São massas humanas dominadas por mercenários, que se dizem pastores, mas que obrigam por chantagens religiosos suas ovelhas a votarem em candidatos pré-determinados, a fazerem arminhas, a não frequentarem outras igrejas, a ouvirem somente suas músicas religiosas, a entregarem seu dízimo e suas consciências aos seus orientadores. Isso acontece tanto em setores da Igreja Católica como em igrejas evangélicas.
Os tempos são outros, mas o medo à liberdade faz com que muita gente prefira ser ovelha que pessoa humana. Os currais eleitorais continuam vivos, agora como currais eclesiais.
18 comentários
28 de Jun / 2019 às 13h17
ATÉ QUE ENFIM...A DOBRADINHA., CASO SAIA O ARTIGO DE PROF. OTONUEL GONDIM HOJE, ME FAZ FELIZ.
28 de Jun / 2019 às 13h18
MALVEZZI, GOGÓ, E PROFESSOR OTONIEL GONDIM ME REPRESENTA E A MILHARES CONTERRÂNEOS! VOLTA, GONDIM....
28 de Jun / 2019 às 13h58
VERDADE, BLOG, QUE OTONIEL GONDIM INFERNIZARÁ A DIREITA COM ARTIGO HOJE? MARAAAAVILHAAA!
28 de Jun / 2019 às 15h17
Infelizmente tenho que concordar com o artigo, vejo que tais grupos são verdadeiras igrejas de "fachadas" usadas apenas para interesses particulares dos pseudos pastores, mercenários, lobos vorazes, sem carater, verdadeiros mercadores da fé cristã que jamais devem ser tratados como pastores (Mt 7:15-16), mas, não devemos achar que todas igrejas e todos os pastores são iguais, pois, sem dúvida nenhuma, assim como há muitas igrejas verdadeiras também há muitos pastores que são homens de Deus, trabalhadores incansáveis que tem a missão no sangue de fazer discípulos de Cristo.
28 de Jun / 2019 às 17h12
Concordo com doutor Roberto Gogo. Bolsonaru tar pior que Temir Collor.
28 de Jun / 2019 às 18h14
Fantástico o seu texto Gogó! Essa é a voz que representa muitos leitores desse blog, cansado de ver lunáticos publicando textos em defesa de um factoide da política brasileira. Os falsos pastores têm nos seus seguidores ovelhas cativas, impossíveis de pensar, por essa razão, submetidos a sentirem prazer na escravidão que se traveste de liberdade. Parabéns pela riqueza do texto e não por opiniões vazias que circulam nas redes sociais!
28 de Jun / 2019 às 19h12
Cristãos não são grupos de idiotas! Generalizações são! Enquanto estes serviram ao PT eram bons, agora não? Citar Sarney, aliado que é um coronel, é emblemático. A. Gramsci, marxista italiano e pai do "neo-maquiavelismo" usado por políticos brasileiros, principalmente alguns de esquerda, sugere cooptar setores resistentes para depois descartá-los. Foi exatamente o que se praticou no Brasil, por Partidos que o governaram desde a Redemocratização. Lembro-me de um vídeo em que o ex-Presidente Lula, gargalhando, conta como fez para usar as CEBS (comunidades eclesiais de base) da Igreja Católica.
28 de Jun / 2019 às 19h14
Cristãos não são grupos de idiotas! Generalizações são! Enquanto estes serviram ao PT eram bons, agora não? Citar Sarney, aliado que é um coronel, é emblemático. A. Gramsci, marxista italiano e pai do "neo-maquiavelismo" usado por políticos brasileiros, principalmente alguns de esquerda, sugere cooptar setores resistentes para depois descartá-los. Foi exatamente o que se praticou no Brasil, por Partidos que o governaram desde a Redemocratização. Lembro-me de um vídeo em que o ex-Presidente Lula, gargalhando, conta como fez para usar as CEBS (comunidades eclesiais de base) da Igreja Católica.
28 de Jun / 2019 às 20h00
Se queria ofender os pastores, conseguiu. Mas o problema maior são os lobos em pele de ovelhas (comunistas como Maduro e outros). Nos últimos anos no Brasil uma ALCATÉIA estava no poder, é só foi barrada por uma matilha fiel e justa.
29 de Jun / 2019 às 10h06
Não sei porque geraldo ainda permite esses textos insossos. Fala dos pastores e ignora os padres comunistas que afrontam a bíblia todos os dias a serviço da ideologia nefasta, ignora que os candidatos que ele votou são ateus e fingiram ser cristãos para ganhar os votos da população, ignora que a presidente do partideco dele que agora esta fazendo culto com "crentes" petistas. Comunismo e cristianismo? Só existe na cabeça de secretário progressista cristão que ganha 12 mil sem trabalhar em juazeiro. Gente do mesmo naipe desse desenhista de letra, a serviço da desinformação e contra as familias
29 de Jun / 2019 às 18h10
Acredito que Gogó descreveu seu eterno Presidente: LULA. Mercenário!!!! Comprou e usou a consciência de seus seguidores fanáticos. Sou católica. Nunca me deixei ser levada e nem alienada pela ala esquerdista da igreja. Sou 100% Jesus. Votei em Bolsonaro e votaria novamente, não tenho ídolo, se meu presidente se corromper, serei altiva! Impedimento nele. Se for preso, apoiarei o poder judiciário que o punir. Assim deve ser a sensatez. Sou ovelha do rebanho de Jesus. Não sou idiota!
29 de Jun / 2019 às 18h29
Ninguém melhor que alguém que vive num dos maiores currais eleitorais da igreja, a Comissão Pastoral da Terra, para falar sobre o assunto... As vítimas do marxismo cultural e do PT nesse segmento são incontáveis. Mercenário realmente existe em todo setor da sociedade, mas você aparenta não ter ideia do que é o movimento evangélico no Brasil. Não temos um líder único, não somos massa de manobra, muito menos pessoas sem consciência política. Pena que o Blog passe pregação panfletária infantil, ao invés de notícias. Generalizar e atacar quem pensa diferente é para quem não tem bons argumentos.
29 de Jun / 2019 às 18h41
O Sr. Roberto (Gogó) deve está passando por problemas serios!!! É fácil ofender a todos!!! Posso usar seu contexto e dizer que TODOS que são ligados ao PT, movimentos diversos são um bando de vagabundos??? Muito cuidado como se expressa, ainda há pessoas boas no mundo, independentemente de sua ligação
29 de Jun / 2019 às 19h21
MAIS OPORNISTAS DO QUE ESSES LOBOS DE MOVIMENTOS SOCIAIS E COMUNISTAS, QUE QUEREM VIVE SO MAMANDO NAS TETAS DO GOVERNOS, VÃO PROCURAR TRABALHAR...
30 de Jun / 2019 às 07h56
Caro Roberto Malvezzi, O senhor foi infeliz e deselegante e mal educado e desprovido de conhecimento sobre a vida dos pastores, esse texto pifa e tendencioso em ofender aos pastores, evangélicos e católicos, mostra uma falta de desrespeito aos cristãos, sem falar na intolerância religiosa que é eminente no seu texto, seu texto é preconceituoso e desrespeitoso para com todos, é precioso respeitar as pessoas e suas opiniões com as suas crenças, não generalize a todos, pastores são homens do bem, o bom pastor dá vida pelas nossas ovelhas, eles merecemos respeito! vereador Aníbal Araújo!
30 de Jun / 2019 às 10h22
Parabéns GOGÓ vc está fazendo um grande trabalho para nós, a saber, desinformar! Como Antonio Gramsci, vc está conseguindo dividir a própria Igreja Católica aqui no Vale do S. Francisco com mentiras disfarçadas de verdades teológicas à serviço de seu mestre maior Lula! Continue assim que eu já fiz uma boa recomendação sua para a Gleisi Hoffman, a presidente do PT falando de seu excelente trabalho. Vamos DIVIDIR para governar! Vamos dividir os católicos! Vamos provocar o maior racha da história eclesiástica! Lula Livre!!!!
30 de Jun / 2019 às 12h49
Esse Gogó é um "católico" esquerdista que está servindo somente para corroer a fé da igreja com suas "análises" socialistas. Pesquisem sobre Teologia da Libertação na Igreja Católica e saibam quem é este Gogó. Vejam link abaixo: https://youtu.be/_EgeCSSvcro
30 de Jun / 2019 às 12h54
Os bastidores políticos que fomentam tal reinvenção para o catolicismo, principalmente na América Latina, são incompatíveis com a verdadeira Doutrina da Igreja em toda e qualquer instância. A compreensão e difusão dessas incompatibilidades deve ser acessível e didática. É crucial não somente se manifestar contra ideias, mas contra pessoas reais, no mundo real. Amparados por fatos, documentos, fontes, devemos nos posicionar frente à figuras que mantém uma espécie de honra pública e que, há muito tempo, estão no meio de nós.