O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Rita de Cassia Rodrigues Caxias de Souza, pediu à Justiça que determine ao Município de Juazeiro a realização de todas as adequações na Unidade Básica de Saúde do bairro Pedra do Lord previstas no relatório de inspeção sanitária emitido pela Diretoria de Vigilância em saúde do município. As irregularidades detectadas compreendem desde deficiências com higiene até a falta de pessoal.
O relatório da vigilância, que serviu de base para a ação, foi solicitado pelo MP à Vigilância sanitária após uma série de denúncias de usuários da unidade dando conta dos problemas. O documento da vigilância detectou estruturas improvisadas, lixo infectado armazenado em saco plástico comum, medicamentos com data de validade expirada, além de problemas estruturais, como tomadas expostas e a existência de apenas um banheiropara atender servidores e população em geral não adaptado para acessibilidade.
A promotora Rita de Cassia informou que quando recebeu o relatório chegou a propor um Termo de Ajustamento de Conduta que foi enviado ao Município. Como não houve resposta por pate da administração municipal, o MP ajuizou a ação.
NOTA DA SESAU
A Secretaria Municipal da Saúde informa que a Unidade Básica de Saúde que atende aos moradores do bairro Palmares e Pedra do Lorde está funcionando em um prédio alugado tendo em vista a reforma e ampliação da unidade de saúde que está acontecendo. A obra já está com 80% da ampliação do prédio construída, os serviços estão acontecendo e, até o fim do ano toda a unidade de saúde estará apta a atender as demandas da comunidade com mais conforto, qualidade e acessibilidade.
Com relação aos pontos levantados pelo Ministério Público Estadual, a Sesau informa que as caixas coletoras para perfurocortantes encontram-se na unidade. Nenhuma medicação ou material estão com prazos de validade vencidos e os sacos destinados ao lixo já foram corrigidos. Com relação ao banheiro, a secretaria informa que não será possível a construção de um novo, tendo em vista que uma nova unidade está em fase final de ampliação e geraria mais custos para o município em um imóvel que será devolvido em breve.
Juazeiro conta com 58 prédios de Unidades de Saúde, são 63 Equipes de Saúde da Família e a Secretaria da Saúde está atenta as necessidades e vem trabalhando para a cada dia melhorar a qualidade e garantir conforto aos pacientes durante os atendimentos nas unidades de saúde do município.
MPBA
1 comentário
16 de Jun / 2019 às 14h28
Culpa de Bostanaro e milicianos em Brasília Bestanaro piorando a SAÚDE e a educação no Brasil inteiro.