O site Intercept publicou novas mensagens atribuídas ao então juiz Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato. Segundo o site, este pedido seria mais uma evidência de que Moro atuava como uma espécie de coordenador informal da acusação no processo do triplex em Guarujá (SP). E que estaria sugerindo estratégias para que os procuradores realizassem uma campanha pública contra o próprio réu que eles julgavam.
A troca de mensagens começa em 10 de maio de 2017, dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ouvido por Moro pela primeira vez no processo do triplex. O site relembra que, após o julgamento, Lula fez um pronunciamento. Por 11 minutos, atacou a Lava Jato, o Jornal Nacional e o então juiz Sérgio Moro. Depois de tomar conhecimento de uma coletiva da defesa de Lula, segundo o Intercept, Moro teria encaminhado as seguintes mensagens ao então procurador Carlos Fernando dos Santos Lima:
Moro – 22:12 – talvez vcs devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele
Moro – 22:13 – por que a defesa já fez o showzinho dela.
Santos lima – 22:13 – podemos fazer. Vou conversar com o pessoal.
Em seguida, segundo o site, Santos Lima, que viajaria para Pernambuco no dia seguinte, conversa no grupo da assessoria de imprensa do Ministério Público.
Santos Lima: será que não da para arranjar uma entrevista com alguém da globo em recife amanha sobre a audiência de hoje.
A assessoria não achou boa a sugestão.
Depois, segundo o Intercept, Santos Lima encaminha sua conversa com Moro para o procurador Deltan Dallagnol, que responde em um grupo que reúne integrantes do Ministério Público.
Deltan – 22:46:46 – então temos que avaliar os seguintes pontos: 1) trazer conforto para o juízo e assumir o protagonismo para deixá-lo mais protegido e tirar ele um pouco do foco; 2) contrabalancear o show da defesa.
Deltan – 22:47:19 – esses seriam porquês para avaliarmos, pq ng tem certeza.
Deltan – 22:47:50 – o "o quê" seria: apontar as contradições do depoimento.
Deltan – 22:49:18 – e o formato, concordo, teria que ser uma nota, para proteger e diminuir riscos. O jn vai explorar isso amanhã ainda. Se for para fazer, teríamos que trabalhar intensamente nisso durante o dia para soltar até lá por 16h
Segundo o Intercept, Dallagnol também encaminha mensagem para um grupo de assessores de imprensa do Ministério Público cogitando a possibilidade de produzir a nota sobre o depoimento de Lula.
Deltan – 23:05:51 – caros, mantenham avaliando a repercussão de hora em hora, sempre que possível, em especial verificando se está sendo positiva ou negativa e se a mídia está explorando as contradições e evasivas. As razões para eventual manifestação são: a) contrabalancear as manifestações da defesa. Vejo com normalidade fazer isso. Nos outros casos não houve isso. B) tirar um pouco o foco do juiz que foi capa das revistas de modo inadequado.
O Intercept afirma que os procuradores, acatando a sugestão de Moro, distribuíram uma nota à imprensa, repercutida por "Folha de S. Paulo", "Estadão", Jovem Pan e todos os principais veículos e agências do país. As notícias são centradas justamente na palavra desejada pelo juiz: "contradições".
O Intercept, que citou três vezes em sua reportagem o Jornal Nacional, não destacou o fato de que o JN não deu uma linha sequer da nota dos procuradores, embora fosse absolutamente legítimo publicá-la, como fez a GloboNews. O JN limitou-se a divulgar trechos do depoimento do ex-presidente Lula, sem comentá-los.
Ao Intercept, a assessoria de imprensa de Moro enviou a seguinte nota:
"O Ministro da Justiça e Segurança Pública não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas, especialmente sem análise prévia de autoridade independente que possa certificar a sua integridade. No caso em questão, as supostas mensagens nem sequer foram enviadas previamente".
G1
16 comentários
15 de Jun / 2019 às 08h58
Deixa eu ver se eu entendi... Vocês estão divulgando o resultado de um crime? Mesmo sabendo que a fonte a criminosa o blog de geraldo josé esta conivente com esse ato ao divulgar os frutos dessa ação. Uma vergonha. Você não precisa disso geraldo. Sempre foi honesto, continue sendo.
15 de Jun / 2019 às 09h21
Meus amigos, será que esse Juiz acha que nós somos idiotas? Com tantas evidências do conluio com os procuradores e os membros do TRF4 para produzir acusações em um processo só com o intuito de criminar uma pessoa por interesse político?
15 de Jun / 2019 às 09h24
kkkkkkkk Esse é o cara que o Brasil aplaudiu de pé, perfeito e imaculado... só JESUS CRISTO, o resto... é o resto. Alguém tem duvida ?
15 de Jun / 2019 às 10h00
AGORA O BRASIL VAI VER O SHOWZINHO JURÍDICO DO SÉRGIO MORO
15 de Jun / 2019 às 10h03
O JUIZ DESmoroROU,CADÊ QUEIROZ VAI DAR PITACA AGORA SEU IMPARCIAL
15 de Jun / 2019 às 12h14
Alfredo, não faça mau juízo de Geraldo. Ele está fazendo o trabalho dele. Isso não o faz conivente. Ai de nós se a imprensa calasse. Viva a liberdade de imprensa!!!
15 de Jun / 2019 às 12h25
Fizeram um favor mostrando que MORO não gosta de ladrão. EU TAMBÉM NÀO. Essa palhaçada não está alcançando o sucesso que os corruPTos queriam. Os brasileiros HONESTOS confiam em MORO e BOLSONARO.
15 de Jun / 2019 às 14h02
Esse juiz farofeiro e nazi-fascistas tem que ser preso. Cadê o mestre socialista e expert no assunto Otoniel Gondim? Hora do retorno, meu caríssimo. Lasque, tb, a prefeitura de juazeiro, não esqueça. kkkkkk
15 de Jun / 2019 às 14h07
Alfredo o blog é IMPARCIAL fonte de informações, esclarecimentos! certamente sua CABEÇA E SEU KI são pequenos ! todos órgãos de imprensa, mídia net noticiam. BOBAGEM ESTE SEU COMENTARIO! TEM QUE DIVULGAR.
15 de Jun / 2019 às 15h10
O PT PROVOU E COMPROVOU QUE SÓ APOIA CRIMINOSO,MAIS UMA VEZ APOIA UM BANDIDO ,O QUE É PIOR,ESTRANGEIRO,QUE PRATICOU UM ATO DE ESPIONAGEM FERINDO A LEI DE SEGURANÇA NACIONAL.PRENDAM ESTE VAGABUNDO E O DEPORTEM PARA O PAIS DELE DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAIDO.O QUE AS CONVERSAS VAZADAS MOSTRARAM ? MUITO OU SEJA,A HONESTIDADE DE SERGIO MORO,SEU PATRIOTISMO E O QUANTO ESTA FOCADO EM COLOCAR OS LADRÕES DA PATRIA E BANDIDOS NA CADEIA.CONFIO EM MORO,APOIO MORO,HERÓI NACIONAL,JA O LULADRÃO,EMBUSTEIRO E TRAIDOR DA PÁTRIA,MERECE ESTAR NO XILINDRÓ ! QUEM NÃO APOIA MORO É COMPARSA DO CRIME ORGANIZADO.
15 de Jun / 2019 às 16h06
Quando o Fernandinho se refere aos colegas "BRASILEIROS HONESTO" Aécio, Juca, Queiroz e cia, Cunha e tantos outros. Esse brasil dele e comparsas ta de marcha ré.
15 de Jun / 2019 às 16h27
MORO COLOQUE PRA FERVER NO caldeirão DOS ABUTRES PETRALHAS . BRAVO .
15 de Jun / 2019 às 17h36
Alfredo se pesquisar noticias antigas verá que Geraldo José publicou no Blog os vazamentos da lava-jato referente ao lula e PT, Fernando Costa não vi o senhor falar nada ainda da relação Jair x Fernando Bezerra, não se faça de besta pois sei que não é.
15 de Jun / 2019 às 18h49
A clonagem do telefone do ministro Sergio Moro é apenas um episódio a mais na única disputada de verdade que existe hoje no Brasil: a guerra para derrubar Moro,liquidar a Lava Jato, soltar Lula,sabotar o governo e devolver o pais aos ladrões - centrão, Pt, empreiteiras. Só isso.
15 de Jun / 2019 às 22h31
falou tudo ATENTO .
17 de Jun / 2019 às 09h23
O BLOG DO GERALDO JOSÉ,PRIMA POR SUA IMPARCIALIDADE,PORTANTO,QUEM AFIRMA O CONTRARIO,NÃO ESTA SENDO JUSTO COM O BALUARTE DA MÍDIA JUAZEIRENSE.TEM MAIS,NINGUEM É OBRIGADO A LER,SÓ LÊ QUEM QUER SE MANTER BEM INFORMADO,QUEM NÃO QUER É PROBLEMA PESSOAL .