Não tem vacina para previnir a gripe para todos, denuncia moradora de Juazeiro. A procura tem sido grande especialmente porque pacientes de outras cidades estão indo até as unidades de saúde onde a quantidade de dose é calculada para a demanda do município. A constatação foi feita pela reportagem do Blog Geraldo José. Para diminuir a circulação do vírus é preciso que todas as pessoas que fazem parte do público prioritário se vacinem. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.
Foi por este motivo que as irmãs Carmem Lúcia e Thereza procuraram um Posto de Saúde na busca da vacina que protege contra os tipos mais graves do vírus (H1N1; H3N2 e influenza B). Thereza mora em Juazeiro do Norte, Ceará e veio para o lado da Bahia e está com medo, pois lá região do Cariri Cearense "cresceu o número de notificações de pessoas com gripe".
"É lamentável mas fomos informadas que neste momento a prioridade são as crianças. Minha irmã veio de Juazeiro do Norte, Ceará, e lá o número de casos registrados e morte devido a gripe é bem maior", explicou Carmem que também gostaria de receber a vacina. "Além disso da vacina ajudar a evitar infecções virais e bacterianas decorrentes da gripe questiona o porque de ter saído a informação que vacinas remanescentes estariam disponíveis para toda a população e isto não é verdade"?
No início deste mês o Ministério da Saúde divulgou a informação que toda a população teria oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também poderia procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar.
Essa foi a recomendação do Ministério da Saúde já enviada aos estados e municípios. Durante o período da campanha, foram priorizados 59,4 milhões de gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento.
Em e-mail ao Blog o leitor Gerson Souza também reclamou da falta de vacinas: "Prezado Geraldo, compareci nesta data a duas Unidades Básicas de Saúde, em razão da convocação feita pela Secretaria de Saúde de Juazeiro para para imunização contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, já que tenho um filho de 4 anos. Assim, estive na UBS do bairro Jardim Novo Encontro e do bairro João XXIII e em nenhuma delas estão vacinando crianças que necessitem da 1ª dose. Considerando o teor da matéria divulgada hoje no Blog, gostaria de saber da SESAU se a convocação é apenas para reforço ou também visa alcançar crianças que necessitam da 1ª dose da vacina" expressou.
Redação Blog Fotos: Ney Vital
8 comentários
14 de Jun / 2019 às 13h43
Este blog me representa. Parabens.
14 de Jun / 2019 às 16h18
As coisas do nosso País são feitas amadoramente, é o caso do programa de vacinação. Escolheram alguns grupos prioritários acertadamente, mais nem todos do grupo demonstraram interesse. Não tinha nada de abrir para o público em geral, sem ter estoques suficientes, isto só vai causar confusão e baixaria nas unidades de saúde, e não excluindo alguns casos de carteirada.
14 de Jun / 2019 às 16h42
E ONDE TEM. KKKKK. O GOVERNO FEDERAL LIBEROU PARA IDOSOS CRIANÇAS QUEM TEM DOENCAS COMO DIABETES , HIPERTENSAO, MILITARES E PROFESSORES. TÁO DE BRINCADEIRA. RECLAMEM COM O BOZO E O MINISTRO DA SAUDE
14 de Jun / 2019 às 16h43
.... DO QUE SOBROU... NÃO ENTENDERAM FOI. No início deste mês o Ministério da Saúde divulgou a informação que toda a população teria oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também poderia procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar....
14 de Jun / 2019 às 16h45
FALTOU NO DIA DE NOS DIAS QUE AS VACINAS ESTAVAM PARA AS PESSOAS CLASSIFICADAS COMO PRIORITARIAS. DESCASO. INFELIZMENTE.
14 de Jun / 2019 às 17h02
Hoje estive no posto do alto da maravilha e do mussambé em ambos fui informada que só a segunda dose para crianças estão disponíveis!!! A PERGUNTA É??? O ministério da saúde libera para todos mais não na quantidade suficiente para a população???Essas vacinas vem identificadas que é a segunda dose, impedindo de quem não tomou a primeira ser vacinado ??? Se no meu bairro não tem,posso tomar no USB de outro bairro???Porque o que encontramos nos postos e uma conversa de que você não e da área!!!! QUEREMOS RESPOSTAS???????????
14 de Jun / 2019 às 20h38
A vacina contra influenza acabou em todos lugares aqui em São Paulo tbm não é culpa do prefeito e culpa do governo federal que colocou pra todo mundo sem ter vacina
14 de Jun / 2019 às 20h41
há de haver alguém p impedir essa eleição da APLB parece coisa do outro undo