A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) prevê a chegada de um tempo frio na região do Vale do São Francisco. A diminuição da média de temperatura em todo o estado, quando se tem uma média climatológica de 23°C no Sertão Pernambucano, 25°C no Sertão do São Francisco, 21°C no Agreste, e 25°C na Zona da Mata e Litoral. De acordo com a agência, a alta temperatura das últimas duas semanas aconteceu porque estava saindo do verão para o outono. "O sol estava passando pelo Equador, a incidência de raios é maior", justifica o chefe de meteorologia da Apac, Patrice Oliveira.
A tradição do povo nordestino, existem duas estações no ano, a chuvosa e a seca, justamente por haver apenas estes dois tipos de variabilidade de clima no Nordeste brasileiro. Isto é válido, já que não se observam mudanças relevantes de temperatura ou de outras variáveis meteorológicas ao longo do ano. No norte da Bahia e Sertão de Pernambuco a madrugada desta sexta-feira 7, marcou com clima frio o Período de transição entre o verão e o inverno, que se dá dos dias 20 de março a 20 de junho, respectivamente. Muitos juazeirenses e petrolinenses acostumados com a temperatura alta, em torno de 35º, tiraram o casaco da mala.
Estas características distintas de precipitação no estado, em que se verifica o encerramento do período chuvoso do Semiárido, com 315 mm de chuva no Sertão Pernambucano e de 135 mm no Sertão do São Francisco, e o início do período chuvoso na Zona da Mata e Litoral, onde se registram os maiores valores de precipitações durante a estação, chegando a 1044 mm. No Agreste, tem-se, em média, 325 mm. No ano de 2017 o frio atingiu na região temperatura de até 17º C.
Redação Blog
0 comentários