A Secretaria de Saúde de Sobradinho vem implementando diversas ações e serviços para oferecer à população um atendimento acessível e de qualidade. Em agosto de 2018 foi inaugurada a primeira etapa do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Carvalho Torres, que atualmente realiza, em média, 4.200 atendimentos, por mês.
Com perfil de urgência geral e materno- infantil, a unidade hospitalar atende atualmente uma média de 180 pacientes por dia. Dentre as principais procuras de atendimentos estão: atendimento de urgência e emergência, que são 40% dos casos, pacientes que foram vítimas de traumas, infarto, intoxicação, lombalgias, emergências hipertensivas, glicêmicas, hemorrágicas, respiratórias, entre outros. Na unidade hospitalar o paciente recebe atendimento de estabilização, e dependendo do quadro é encaminhado aos centros de referência, em Juazeiro e Petrolina.
"Muitos casos são resolvidos aqui mesmo no hospital, diferente do passado, quando não contávamos com esta unidade e os usuários tinham que ir para as cidades polos em busca de atendimento. Nosso hospital desafogou a Rede Peba, já bastante sobrecarregada e garantiu mais comodidade ao usuário que, em muitos casos, são atendidos no município, sem precisar se deslocar. Registramos também atendimentos de pacientes de outros municípios, a exemplo de Casa Nova e Sento Sé, que procuram nosso serviço", disse a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.
A unidade hospitalar dispõe de serviços de oxigenoterapia, internação hospitalar, pequenas cirurgias, imobilização ortopédica, recursos físicos e diagnósticos, exames laboratoriais, eletrocardiograma, sonar Dopple, ultrassom, raio X, acompanhamento 24 horas, equipe com treinamento atualizado para prestar assistência de qualidade na estabilização de casos graves com risco potencial a saúde.
Além do Hospital Municipal, que já recebeu outras benfeitorias, como refeitório e a sede do Samu, após sua reabertura, no último mês de abril, a Secretaria de Saúde também entregou a comunidade um renovado Centro de Saúde, que disponibiliza atendimento médico, ambulatorial e uma sala de atendimento de enfermagem. Todos os ambientes são climatizados e higienizados, segundo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O novo centro conta com profissionais de especialidades médicas, como pediatria, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, ortopedia e clínica cirúrgica. Também são ofertados os serviços de puericultura neonatal, e a realização de exames laboratoriais e de ultrassom. Também no mês de abril, pela primeira vez em seus 30 anos de emancipação, o município passou a ofertar atendimento oftalmológico para a população, sendo a oitava especialidade médica oferecida pela rede pública.
A SMS assinou um contrato de serviços junto a uma conceituada empresa da região, que assegura o atendimento de aproximadamente 80 pessoas por mês, no consultório móvel que se instala na cidade. Os usuários, que antes eram encaminhados para Juazeiro, agora não precisarão mais se deslocar, o que representa mais comodidade e economia para quem necessita do atendimento.
Com estes investimentos a Saúde em Sobradinho deu um salto em qualidade e oferta, como avalia a Secretária Maysa Sanjuan. "Sabemos que o segmento da Saúde é um desafio para todos os municípios. As demandas são sempre maiores que os investimentos, mas aqui em Sobradinho, estamos nos esforçando para direcionar os recursos para os serviços mais necessários a população, priorizando os atendimentos mais procurados e fortalecendo nossa rede como um todo. Somos um município pactuado com a Rede Peba, mas estamos fazendo nossa parte também para melhor atender aos nossos munícipes, graças a sensibilidade do nosso prefeito Luiz Vicente, que tem investido no setor, com muita responsabilidade", disse a secretária.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro reconhece o empenho da gestão municipal de Sobradinho e avalia como ações exemplares. "Precisamos que outras cidades sigam o exemplo de Sobradinho, que mesmo com todas as dificuldades encarou o desafio de reabrir seu hospital, levar os serviços para a própria cidade, uma ação que fortalece a Saúde do município e diminui a sobrecarga do nosso município", declarou Fabíola.
Ascom PMS
1 comentário
05 de Jun / 2019 às 11h09
Louvo a administração de Sobradinho, por sair na frente no quesito resolução dos problemas de saúde de seus munícipes, fugindo do rótulo da ambulância terapia, que é enfiar os seus cidadãos e cidadãs em ambulância, mandando para outros centros, se eximindo de responsabilidades. Parabéns.