A Caravana do rio Paraguaçú é uma ação da Campanha de Conservação da Bacia Hidrográfica do rio Paraguaçu que nasce a partir do colapso hídrico do rio Utinga, um dos principais afluentes da bacia hidrográfica. Com a morte do rio Utinga, em 2015, dezenas de ribeirinhos ficaram sem água pela primeira vez, por 45 dias, num percurso de 22 km, da sua foz na APA Marimbus até o município de Lajedinho (BA). Em 2016/2017 a situação voltou a repetir-se com mais intensidade. Na ocasião, o rio ficou seco por um período de 120 dias, abrangendo um trajeto de 35 km, deixando centenas de pessoas sem água. Diante desse colapso, as comunidades impactadas se articularam, paralisaram a BR 242 por duas vezes com intuito de denunciar e ao mesmo tempo cobrar das autoridades e do Estado o cumprimento da lei 9.433/1997.
A caravana pretende percorrer, entre os dias 03 a 14 de junho de 2019, o trajeto da nascente à foz do rio Paraguaçu; reunir as comunidades e organizações sociais para discutir sobre a situação da bacia hidrográfica e articular as lideranças regionais com o objetivo de mobilizar a sociedade através de parcerias (ONGs, Pastorais, movimentos sociais, igrejas, instituições de ensino) para diagnosticar, mapear e registrar os principais impactos, denunciar os crimes socioambientais praticados, principalmente pelo agronegócio, no rio Paraguaçu e seus afluentes; e dar visibilidade as iniciativas de conservação e recuperação junto as comunidades. Entre os principais problemas podemos destacar a expansão do agronegócio com grandes extensões de áreas irrigadas, o descaso por parte dos órgãos públicos, o desmatamento, a perda das matas ciliares, a abertura de poços artesianos sem nenhum controle, agrotóxicos, esgotos, lixos, entre outros.
O ato percorrerá os municípios de Cachoeira, Maragogipe, São Felix, Muritiba, Rafael Jambeiro, Itatim, Iaçu, Itaetê, Nova Redenção, Mucugê, Wagner, Barra da Estiva, Lençóis, Lajedinho e Utinga.
Programação da Caravana do Rio Paraguaçu: 03 A 14 De Junho De 2019
Dia 03 - Ato Inicial Em Cachoeira, às 16:00;
Dia 04 - Comunidades de Maragogipe e São Felix;
Dia 05 - Muritiba;
Dia 06 - Cachoeira;
Dia 07 - Rafael Jambeiro e Itatim;
Dia 10 - Iaçu;
Dia 11 - Itaetê;
Dia 11 - Nova Redenção
Dia 12 - Rio Utinga
Dia 13 - Mucugê
Dia 14 - Avaliação da Caravana em Wagner
Comunicação CPT-BA
1 comentário
03 de Jun / 2019 às 13h03
A pastoral sendo a pastoral, execrando o progresso e fazendo a cabeçadas ingênuos.