Nesta sexta-feira, (31) profissionais da saúde em Juazeiro participaram de uma oficina de humanização que teve como tema: ‘Metodologias participativas no cuidado com a saúde’, com objetivo de ofertar práticas de cuidados com o servidor. O evento foi organizado pela equipe de Humanização e Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde.
A agente comunitária de saúde Edileuza Barbosa reforça o que a temática trabalhou “é um dia realmente de cuidado conosco. Hoje me considero acolhida e cuidada e o que mais me chamou atenção foi o reconhecimento através das dinâmicas que nós temos defeitos e qualidades e que isso pode ser visto como o inverso para as pessoas. Aprendi muito e posso dizer que autoconhecimento e valorização são tudo”, explicou.
Erisvaldo Rodrigues Damasceno que trabalha no posto de saúde do distrito de Maniçoba II falou da importância do cuidado e atenção com o profissional que trabalha na porta de entrada da atenção básica. “O que mais me chamou atenção para vir participar desse momento foi a questão do conhecimento, de melhorar o nosso dia a dia no trabalho e como se trata de humanização, muito importante para o nosso trabalho. Trabalhamos com a prevenção na linha de frente da atenção básica, essa humanização fortalece a nossa atuação”, descreveu.
A superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria da Saúde, Lorena Pesqueira, ressalta os cuidados e a importância da valorização profissional, “Esse momento é relevante por trabalhar a auto-estima, o cuidado integral em rede, a participação dos profissionais da saúde na integração em equipe, falando do dia a dia das licenças em saúde na comunidade e das próprias urgências pessoais. Buscamos o acolhimento necessário para manter o profissional firme em sua luta diária cuidando do próximo”, finalizou.
Débora Sousa/SESAU
2 comentários
02 de Jun / 2019 às 08h48
Deveras interessante esta capacitação, que pena que não seja extensível a todos, que fazem a saúde de Juazeiro, e assim vou rotula-la momentânea como manca, por deixar de fora uma grande parcela de cuidadores. Mas com a minha crença inabalável no futuro, creio que estas práticas mudarão,e assim um dia talvez todos sejam contemplados.
04 de Jun / 2019 às 13h04
oficina de ¨humanização¨? balelas,!! muitos desses ¨profissionais¨, se comportam de formas arrogantes, maus humorados, preguiçosos em seus postos de trabalho, é só visitar um posto de saúde de bairros carentes, e ver a recepcionista com a cara no celular..no zapzap, quando se pede uma simples informação, sequer olha para quem pergunta e precisa do serviço!!