Enfermeiros que atuam como Responsáveis Técnicos (RTs) em hospitais públicos e privados de todo o Estado participaram do III Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem de Pernambuco, que o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), por meio do setor de fiscalização, promoveu na última sexta-feira (24), no auditório do Senac Pernambuco, na capital do estado.
Um dos destaques do encontro foi a entrega de premiação a 13 enfermeiras que atuam como gestoras, dentre elas Tayana Guerra, coordenadora de enfermagem da UPAE Garanhuns, unidade de atendimento especializado da Rede Estadual de Saúde, que atua sob Gestão IMIP. "Os responsáveis técnicos são fundamentais no processo de conscientização das equipes para o cumprimento das normas éticas da profissão", ressaltou a presidente do Coren-PE, Marcleide Cavalcanti. As homenageadas foram escolhidas pela própria equipe de fiscalização do Conselho Estadual, que avaliou o desempenho das RT's no ano de 2018.
O evento contou com a participação de diversas autoridades da categoria. Entre elas, a representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE), Carmela Alencar; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Pernambuco (Aben-PE), Ana Paula Ochoa; a diretora de Educação Profissional do Senac PE, Christiana Santoro; e a representantes das RT'S do Estado e responsável técnica do Hospital das Clínicas, Maria Penha de Carlos de Sá.
O objetivo do evento foi de reunir enfermeiros gestores no serviço da saúde do Estado, dos âmbitos público e privado, promovendo maior interação entre o Conselho e esses profissionais. "É de extrema importância a atualização dos RTs sobre os temas relevantes para a prática profissional em conformidade com as normativas e recomendações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais e de outros órgãos que representam e regulam a atividade da Enfermagem", explicou a coordenadora de Fiscalização do Coren-PE, Fernanda Cerqueira.
Tayana Guerra agradeceu o reconhecimento por parte da entidade, em especial à presidente Marcleide Cavalcanti e a enfermeira fiscal da subsecção em Garanhuns, Andrea Souza, e dedicou o prêmio à sua equipe em Garanhuns. A gestora responde pela coordenação de enfermagem da UPAE Garanhuns desde o ano de sua inauguração. Formada pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO) no ano de 2004, já em 2005 ingressou no IMIP, onde trabalhou na área assistencial até 2013, quando foi convidada a assumir a coordenação da UPAE Garanhuns.
Além de Tayana Guerra, outras coordenadoras de enfermagem de unidades Gestão IMIP foram agraciadas com o prêmio do Coren-PE: Nayara Rosane (HMA), Kátia Carvalho (UPA-Paulista) e Rayanne Coelho (UPAE Petrolina).
Assessoria de Imprensa do COREN-PE
0 comentários