Nos próximos dias 02 e 03 de junho, Juazeiro sediará o lançamento da campanha ‘Eu Viro Carranca pra Defender o Velho Chico’. O compromisso com a preservação do Rio São Francisco é uma das principais preocupações da Prefeitura Municipal de Juazeiro e, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), foi iniciada em 2017 a obra do Parque Fluvial, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.
A campanha trabalhará com diversos temas, entre os quais: educação ambiental, preservação da bacia hidrográfica, lixo, resíduos e biodiversidade. A mobilização acontecerá mediante palestras educativas, mutirão de limpeza, lançamento oficial da campanha com ato político e apresentações culturais.
A obra do Parque Fluvial atende aos princípios que a campanha ‘Eu Viro Carranca’ prega. Ela tem como o objetivo promover a revitalização física e paisagística de uma área de mais de 57 mil metros quadrados, com uma extensão de aproximadamente 3,5 Km, antes considerada como degradada da Orla Fluvial, entre o trecho da área da Marinha e o bairro Angari.
Para o prefeito Paulo Bomfim, o Parque Fluvial de Juazeiro vai muito além de promover um equipamento de lazer e de práticas esportivas, ele tem o intuito de realizar a preservação da margem do Rio São Francisco. “Além da bacia hidrográfica do São Francisco ter grande importância para o Brasil, em razão do volume de água transportado ao Semiárido nordestino, também contribui histórica e socioeconomicamente para o desenvolvimento da nossa região. Por isso, tão importante quanto revitalizá-lo é trabalhar com a prevenção”, destacou o prefeito.
Paulo Bomfim chama atenção para a necessidade de preservação do Rio, que sofre devido às atividades que acontecem em suas margens. “É importante que ele permaneça saudável para que toda a população tenha a possibilidade de continuar usufruindo de seus benefícios”, finaliza.
De acordo com o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, pistas de skate e cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade. “Atualmente estamos executando a instalação do sistema de iluminação e ainda serão construídos o terminal hidroviário, os quiosques padronizados e área dos caiaques”, ressaltou Hemerson.
Luzete Nobre/SEDUR
2 comentários
28 de May / 2019 às 22h46
Quem quiser virar carranca que vire. Eu mesmo não. Kkkk Aqui só tem carranca mesmo... Pense num pensamento pobre. Poderia ser outro slaga. Mas cada um pensa conforme sua aparência...
29 de May / 2019 às 07h49
Já tiraram a barca, que trava o prosseguimento do calçadão?