Vivenciamos um dos piores momentos da educação brasileira. O Brasil ocupa a 53a posição entre os 63 países avaliados pelo PISA. Continuamos com um alto índice de analfabetismo, agravado por 20% dos adolescentes que concluem o ensino fundamental e não dominam a leitura e a escrita, reflexo da falta de condições de trabalho, infraestrutura, desvalorização constante do(a)s professore(a)s, com salários abaixo do que foi preconizado no PNE 2014, com uma significativa parcela sem a formação inicial exigida por lei e, outra atuando fora de sua área de formação.
Juntos o Governador da Bahia, Rui Costa, do Partido dos Trabalhadores e Jair Bolsonaro - PSL, Presidente do Brasil, fazem de tudo para destruir a qualidade da educação em nosso país.
Na Bahia a incoerência do Partido dos Trabalhadores se revela no confisco do orçamento das universidades nos últimos anos, no desrespeito a autonomia universitária, no corte dos recursos para o ensino, a pesquisa e a extensão, na desvalorização dos professore(a)s ao não garantir o previsto em lei, regime de trabalho, promoções, salários etc.
De outro lado, de mãos dadas o presidente Bolsonaro através de seu ministro da educação persegue e pune instituições universitárias qualificadas internacionalmente, corta recursos como retaliação política e ideológica.
A maior incoerência do governo da Bahia é criticar a pratica em nível federal e fazer o pior em nível estadual através do: aumento da previdência, sucateamento da educação, corte e confisco de recursos, visão da educação como mercadoria de troca. Os resultados no ranking nacional do ensino fundamental têm 47,8% dos alunos com a pior distorção idade-série do país e no ensino médio 43,8%. Enquanto isto bancadas inteiras de deputado(a)s de várias legendas cooptados, incluídos os federais fingem estar em negociação.
Com base nos dados de 2017 a Bahia tem o segundo pior investimento por aluno na educação básica R$ 3.837,51, com IDEB anos finais de 3.2 e uma taxa anual de alunos por série de 29,7 a quarta pior posição nacional, atrás de Pernambuco, Amazonas e Rio de Janeiro. Tem o pior ensino médio do Brasil com IDEB 3.0 e uma media de alunos de 30.4.
Sem preocupação com esta triste realidade o Governador Rui Costa do PT, com sua comitiva em viagem para o EUA, procuram retomar a antiga política do neocolonialismo, do pires na mão dos organismos internacionais como BIRD, FMI. Se recusa a atender as reivindicações do(a)s professore(a)s das universidades estaduais em greve a mais de 30 dias e com parte dos salários cortados!
Proposta das universidades em greve: recomposição dos quatro anos de perdas salariais 25,64%, não violar o estatuto do magistério, garantir os direitos trabalhistas promoções e mudanças do regime de trabalho, garantia de pagamento por tempo de serviço e insalubridade, desvinculação vagas/classe e 7% RLI para orçamento das UEBAs etc.
Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/DFCH
12 comentários
19 de May / 2019 às 00h24
Bolsotario eh o único culpado da destruição da educação no Brasil. Hoje tudo piorando.
19 de May / 2019 às 00h27
Dia 30 de Junho greve NACIONAL contra Boisonaro acabou com mais medicos e agora quer fechar as escolas?
19 de May / 2019 às 00h31
QUEM COLOCOU ESSAS COISAS PARA FAZER GESTÃO DO BRASIL É QUE TEM QUE IR PARA AS RUAS PARA TIRAR...JÁ ESTOU NO ... BRASIL...QUER SABER....O POVINHO BURRO MERECE ISSO!!UMA BOMBA ATÔMICA..NÃO ESTAREI NO BRASIL....COXINHA ..GENTE RETARDADAS.
19 de May / 2019 às 00h54
Lula criou 18 universidades federais e 360 institutos federais, foi o melhor presidente da história do país e está preso injustamente. Bosonaro não criou absolutamente nada, cortou o dinheiro da educação, foi um parlamentar patético e é um presidente medíocre. Desconfio que o povo saiba disso.
19 de May / 2019 às 01h01
Sem educação BASTA o presidente
19 de May / 2019 às 08h36
Como assim, governo da Bahia destruindo a educação?? não tem nem como associar Rui costa ao presidente da república. A educação ta ruim sim, mas e em todos os estados devido o corte na educação que foi feito pelo o ilustre ex presidente Michel temer.
19 de May / 2019 às 11h40
Quando você vê um doutor/professor de universidade escrevendo bobagem, entende pq a educação brasileira é péssima. O camarada fala da educação ruim nos últimos anos e depois dispara que rui e bolsonaro quer destruir a qualidade da educação em nosso país. Que qualidade? O dotô mesmo disse que não tinha qualidade. Incoerente e superficial, esse dotô é o retrato dos intelectuais brasileiros, cheios de títulos e vaidade e nenhuma relevância real para a sociedade,sugador de dinheiro publico com pose de sabido
19 de May / 2019 às 13h03
o senhor deveria ter vergonha de se intitular dr. Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva. colocar o governador com bozo. deixa de ser mentiroso. bozo e seus ministros acabaram com a educação. vc acha que o estado e as prefeituras podem ter outra estrutura . tudo depende do governo federal.
19 de May / 2019 às 13h05
isso não te pertence mais. olhe as niversidades federais que perderam 30%. tu está vivendo em que mundo proifessor. vc votou em quem. kkkkkkkkkkkkk
19 de May / 2019 às 13h05
o senhor deveria ter vergonha de se intitular dr. Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva. colocar o governador com bozo. deixa de ser mentiroso. bozo e seus ministros acabaram com a educação. vc acha que o estado e as prefeituras podem ter outra estrutura . tudo depende do governo federal.
19 de May / 2019 às 13h45
É uma questão de prioridade. Negocia Rui Costa. O Governo não pode fugir de suas obrigações.
20 de May / 2019 às 05h29
ESSA MARTA MARIA ESCREVE TANTA BESTERIA QUE DEVE SER ALUNA DESSE DOTÔ