Nesta segunda-feira (13) dentro da programação da IX Semana do Bebê aconteceu no Hospital Materno Infantil de Juazeiro (HMIJ) um momento de conversa e orientações para as gestantes e também as puérperas para com os cuidados com as crianças em especial nos primeiros dias de vida e sucessivamente para cada idade. As ações aconteceram também na Unidade Básica de Saúde (USB) e no CRAS do bairro Itaberaba.
Entre as atividades desenvolvidas no HMIJ foram realizadas palestras com temas como: importância dos cuidados com o bebê no marco da percepção dos marcos motores, desenvolvimento da criança no primeiro ano de vida, amamentação de forma adequada, importância da higienização bucal, a não utilização de bicos artificiais e andadores. Nas ações dos postos de saúde e CRAS foi realizada uma palestra sobre amamentação e primeiros socorros: ‘Urgência e emergência’.
Valéria Sousa Pereira, 20 anos, está em sua primeira gestação e aproveitou o momento para tirar suas dúvidas sobre os cuidados com o bebê. “Este momento contribuiu de maneira significativa para o enriquecimento de informações, para o esclarecimento sobre os cuidados com o bebê e tira dúvidas de algumas questões”, explicou.
A coordenadora do CRAS, Carla Paula, classifica como “um momento muito importante, onde usamos a estratégia de mobilização e debate sobre os direitos das crianças na primeira infância com as gestantes e mães. As mesmas interagiram contando suas experiências em uma grande roda de conversa, de forma alegre e espontânea”.
Prestes a ser mãe pela terceira vez, Leila Patrícia da Silva afirma ter sido o primeiro momento esclarecedor sobre alguns temas. “Estou participando pela primeira vez de um momento como este que esclarece e tira nossas dúvidas principalmente sobre engasgo e amamentação”, pontuou Leila.
A assistente social do HMIJ, Maria Lúcia, explica que esse primeiro momento da Semana do Bebê “teve como objetivo sensibilizar as puérperas e também as gestantes sobre os cuidados com os bebês. Abordamos alguns temas, principalmente sobre engasgos dos bebês que são dúvidas constantes que as genitoras têm. Explicamos o que fazer, que medidas devem ser adotadas, além de mostrar os benefícios do banho de ofurô. Foi um momento de informações e espaço para as mães tirarem suas dúvidas”, descreveu.
Débora Sousa/SESAU
2 comentários
14 de May / 2019 às 15h04
esse hospital infantil precisa de mais investimentos da prefeitura . cade a secretaria de saude. ???? de juazeiro
14 de May / 2019 às 15h14
Cantei ,canto e cantarei loas à primeira infância, por ser o estágio mais importante na vida de um ser humano. Todos os envolvidos estão de parabéns, no regimento desta orquestra, primando para não desafinar,pois todo zelo dispensado neste início, será o sinal de coroamento de uma vida plena.