Foi apresentado nesta quarta-feira (08), durante a reunião da Comissão de Direitos da Mulher da Alba, pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e pela secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, ações e dados de enfrentamento à violência contra a mulher e políticas públicas de superação na Bahia. A atividade foi proposta pela presidente da comissão, deputada Olívia Santana.
A deputada Olívia Santana, lembrou da importância do encontro com os gestores, pois "garante que os deputados da casa tenham um conhecimento a cerca das políticas e ações que o governador Rui Costa vem desenvolvendo e pretende desenvolver, com intuito de garantir que esses indicadores sejam reduzidos". As ações conjuntas entre os órgãos para esse enfrentamento também foi destacada pela deputada.
Durante seu pronunciamento, a secretária Julieta Palmeira ressaltou os organismos que o estado dispõe de atendimento para as mulheres. "São 82 municípios com organismos de políticas públicas, 38 conselhos e 82 pactos assinados com os municípios para esse enfrentamento. Lembrou que um dos principais desafios é a territorialização dessas políticas.
Já o secretário da SSP-BA, Maurício Barbosa, apresentou as ações preventivas que a secretaria de segurança pública vem realizando para esse enfrentamento à violência contra a mulher, como a Ronda Maria da Penha, já instaladas em 15 cidades da Bahia, e os núcleo de atendimento as mulheres vítimas de violência , fruto de um termo de cooperação com as instituições da rede. Ressaltou também a implantação da sala lilás e da realização, em parceria com a secretaria de Políticas para as Mulheres, de seminários e Workshops nas unidades da policia civil.
Com relação aos dados de feminicídio, segundo o secretário, Salvador teve uma redução em 2018 de 62,5 %, com 7 vítimas, mas em 2019, a cidade já tem registrado até agora 5 casos de feminicídio.
Ascom Olivia Santana-deputada
0 comentários