O lema inserido na bandeira brasileira é "Ordem e Progresso". Como sabemos, um princípio positivista, do filósofo Auguste Comte, seguido pelos militares e pelos maçons brasileiros. Acabou como lema de uma nação. Mas, esse lema inclui salários dignos, alfabetização, respeito ao povo, além de outra palavra excluída: amor. Chico Alencar quis modificar o lema da bandeira brasileira para "Amor, Ordem e Progresso" e Cristovam Buarque queria suprimir o lema de nossa bandeira até que o analfabetismo nacional fosse erradicado.
Na ditadura Civil-militar que se abateu sobre o Brasil em 1964, havia um certo orgulho nacional. Falava-se muito no Brasil como uma potência emergente. Articulistas de jornais como o Estado de São Paulo enxiam a boca para falar nesse país sonhado pelas elites brasileiras, mesmo que houvesse miséria, opressão, repressão e tortura por todos os lados.
Nas Forças Armadas havia inteligência, a exemplo de Golbery do Couto e Silva. Eram nossos adversários, mas tínhamos que reconhecer que ali havia inteligência militar e política.
Não é o caso de hoje. O esforço é retroceder todos os índices que indicariam um avanço brasileiro, negar tudo que seja sinal de "Ordem e Progresso". Desemprego em 13 milhões de pessoas, corte na educação, na saúde, rebaixamento de salários, de condições trabalhistas, destruição da previdência pública.
Mas, não é só. Tínhamos na Ditadura o extermínio de pessoas indesejadas, não só nos porões do DOI-CODI, mas no que se chamava Esquadrão da Morte, que era a execução sumária de pobres, pretos e pretensos adversários do Regime. Hoje, à semelhança dos nazistas, um governador de Estado sobe num helicóptero e executa, ou finge executar, ou apoia o extermínio sumário de pessoas indefesas nas favelas, como se fosse uma caça de animais, até essa proibida no mundo inteiro. Um dia os nazistas, que se achavam insuperáveis, foram caçados no mundo inteiro por genocídio.
Espero que grupos de brasileiros já se preparem para caçar os nazistas brasileiros quando esse regime acabar. E lembrem-se que querem liberar para ruralistas e policiais, em lei, o direito de matar sem responder pelos crimes cometidos. Como já disse Leonardo Boff, a hora de Sérgio Moro também chegará.
Hoje não temos mais a proposta do Brasil-Potência. A entrega das riquezas naturais, de nossas maiores empresas, do território amazônico, etc., é proclamada com o beijo e continência à bandeira dos Estados Unidos. Os donos do poder celebram a entreguismo.
Não espanta a falta de reação da velha mídia, como dos empresários, como do judiciário, como de grande parte da intelectualidade, como de tantos militares que colocaram seu nome e o da instituição atrelados ao governo atual. Eles fazem parte desse movimento destrutivo. Há 40 anos o atual presidente foi expulso das Forças Armadas. Hoje ela ajuda sustentar seu governo.
Pior, grande parte de nosso povo, ainda que envergonhadamente, ainda não tem coragem de protestar, sequer para defender a sua própria aposentadoria ou o direito de estudar de seus filhos e filhas.
Sim, está na hora de remover o lema de nossa bandeira. Aquela nação que já almejou a "Ordem e Progresso" hoje defende "Desordem e Retrocesso".
Roberto Malvezzi (Gogó)
27 comentários
08 de May / 2019 às 13h54
Hoje descobri que meu presidente faz parte de uma SEITA: A seita QUE DÓI MENOS. Engraçado ler um bolchevique de pastoral que defende corruPTos falar na bandeira, já que os ladrões do PT nunca usaram a bandeira de nosso país, mas sim a do PT, principalmente quando em “visita” internacional, que agora sabemos ser para acertar propinas. Quanto ao Nazismo (Nacional Socialismo) você deve entender.
08 de May / 2019 às 14h58
GoGó aceite a derrota do PT que doi menos kkk partido dos petralhas . luladrao
08 de May / 2019 às 14h59
GoGó aceite a derrota do PT que doi menos kkk partido dos petralhas . luladrao
08 de May / 2019 às 15h40
Esse senhor é um agente de desinformação, especializado em manipular a verdade, não consegue acertar em nenhum texto, uma vergonha
08 de May / 2019 às 16h01
Muito bem. Abaixo Bolsonaro. Botaram um doente mental no poder. E os que votaram nesse doente. que se pronunciem e digam que estão arrependidos. Tenham coragem.
08 de May / 2019 às 17h01
Nossa.. quanta porcaria.
08 de May / 2019 às 17h50
Bom texto. Parabéns para doutor Roberto.
08 de May / 2019 às 17h53
Pensaram que com LULA preso seria tudo fácil. Ele continuara incomodando a elite fascista sempre. E os que não são da elite continuam sendo manipulados, o povinho lerdo. Quem sabe, quando o honestíssimo Aécio mandar, vocês voltem a bater panela. Só não demorem muito, do modo que caminha o Brasil acaba logo logo.
08 de May / 2019 às 17h58
Aprovado gostei muito bom lugar de mentiroso Bestanaro doente mental Boso no hospício
08 de May / 2019 às 17h59
Na "Era" Bolsonaro a ignorância virou ostentação e não constragimento. Lamentável!
08 de May / 2019 às 18h03
tem pessoas que parecem ser cega ou se faz ficam falando de Lula e não lembra do que ele fez pelos pobres alerta povo brasileiro vamos querer o melhor para a pobreza não é só os ricos que merece viver bem Jesus e Deus foram pobres e tenho fé que às coisas vão melhorar porque ele é acima de tudo .Fora Bosonaro cão nos inferno
08 de May / 2019 às 18h05
VIVA LULA DO POVO BRASILEIRO, FORA BOZO
08 de May / 2019 às 18h08
Coitadinho de Boso. Lambendo botas dos EUA.. tudo que aprendeu no exército . Obedecer e invejar os cargos daqueles q mandavam . Ele gosta De servir continência aos ditos superiores e quer hoje que o povo faça com ele. O prefeito de NY expulsou Boso
08 de May / 2019 às 18h14
Tem que denunciar mesmo esse Bosonaro só quer ferrar o povo brasileiro e os trabalhadores ele é um larápio uma merda
08 de May / 2019 às 18h17
"Em pouco tempo os pastores evangélicos entenderão que povo sem salário, sem emprego e sem aposentadoria, não paga dízimo."Fora Bolsonaro
08 de May / 2019 às 18h20
Boso so falar em arma. Ja' vi um presidente burrro; mais igual este nunca. Quem estao por traz disso sao os fabricantes de armas, pq nao como intender uma atitude dessas
08 de May / 2019 às 18h24
DE ARMAS NAS MÃOS Nada de brinquedos ou livros. No Brasil de Jair Messias Bolsonaro, crianças e adolescentes vão ter uma arma na mão.
08 de May / 2019 às 18h25
Quim Armas acima de tudo? Essa é a palavra de pregação dele... Aquela frase da campanha onde dizia Brasil acima de tudo e Deus acima de todos era só o uso em vão da palavra de Deus.
08 de May / 2019 às 18h30
BORA ESPALHAR O NOME DOS DEPUTADOS TRAIDORES QUE QUEREM DESTRUIR NOSSA APOSENTADORIA? *Caroline de Toni (PSL-SC) *Daniel Freitas (PSL-SC) *Delegado Marcelo (PSL-MG) *Delegado Waldir (PSL-GO) *FelipeFrancischini (PSL-PR) *Nicoletti (PSL-RR) *Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) *Beto Rosado (PP-RN) *Hiran Gonçalves (PP-RR) *Marcelo Aro (PP-MG) *Margarete Coelho (PP-PI) *Darci de Matos (PSD-SC) *Deleg. Éder Mauro (PSD-PA) *Edilazio Junior (PSD-MA) *Fábio Trad (PSD-MS) *Stephanes Junior (PSD-PR) *Bilac Pinto (DEM-MG) *Geninho Zuliani (DEM-SP) *Alceu Moreira (MD
08 de May / 2019 às 18h32
Quim?? Bosonaro não deveria ta.nessa cadeira Esse lugar é para quem tem cérebros?
08 de May / 2019 às 19h49
POR FAVOR , OTONIEL GONDIM, ESCREVA LOGO E ENGROSSE A FILA DO ANTI-FASCISMO! JUAZEIRO ESQUERDA O VENERA, GONDIM.
08 de May / 2019 às 20h19
CELIANE-CÉREBRO,COISAS QUE OS PETISTAS NÃO TEM POIS SE TIVESSEM JAMAIS ADORARIAM LULA QUE OS FEZ DE TROUXAS.
08 de May / 2019 às 22h08
Realmente a esquerda gosta é de bandido. Tem um aí em cima pedido que um estelionatário escreva alguma coisa contra o governo kkkkkk.
09 de May / 2019 às 08h46
Parabéns grande Gogó, homem integro, consciente e politizado!... Só pessoas intelectuais podem fazer uma crítica tão lúcida, coerente e justa, como essa!
09 de May / 2019 às 10h00
...O povo ainda não foi pras ruas protestar porque estamos vendo que Bolsonaro realmente está mudando esse País pra melhor e confiamos nele pois demos essa confiança a ele com os nossos votos. Se aquiete aí rapaz, é a melhor coisa que você tem pra fazer nesse momento de derrota de seu tão "maravilhoso" comunismo.
09 de May / 2019 às 19h44
Vamos às ruas povo. Fora BozoNazi já!
10 de May / 2019 às 10h03
A política adotado por Bolsonaro e sua corja de insanos e fascistas mostra o comprometimento da extrema direita com a barbárie mais absoluta. É o extermínio do Estado Democrático Direito em benefício das milícias paramilitares que agora poderão armar-se à vontade com a política de armas anunciada pelo "presidente". É a manutenção dos privilégios dos endinheirados, em detrimento dos direitos dos pobres, que, caso a "deforma" da previdência seja aprovada, não apenas ficarão mais pobres, mas irão morrer de fome.