Funcionários da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA participaram da palestra promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP), através do Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador (NUSSAT), em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, celebrado oficialmente neste domingo, 28 de abril. O tema abordado foi 'Prevenindo problemas por exposição ao calor'.
De acordo com o Engenheiro de Segurança do Trabalho do NUSSAT, Bruno da Hora, a ação é importante para a prevenção de acidentes e melhoria na qualidade de vida do trabalhador. “A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e chamar a atenção dos servidores para a prevenção dos acidentes de trabalho. Os servidores do Mercado do Produtor têm trabalho ativo com exposição ao sol e eles são nosso público-alvo”, disse.
Sandro Ricardo Lima trabalha na limpeza do Mercado, assistiu à palestra e aprovou as orientações. “Trabalhamos na limpeza do Ceasa e realmente precisamos estar protegidos do sol. Aprendi a importância do uso do protetor solar e dos riscos de várias doenças por conta da falta de proteção ao trabalhar no sol. Agradeço aos profissionais pelas orientações”, destacou o servidor
O diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira, ressaltou a importância da temática para a prevenção à saúde dos servidores. “Pensamos sempre no melhor para nosso trabalhador seja no setor de limpeza, segurança e ordenamento até a administração. É preciso trabalho educativo e de orientação para melhorar a qualidade de vida do nosso servidor”, concluiu Agnaldo Meira.
A programação de todo o mês de abril com alusão ao Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho foi voltada para o público de auxiliares de limpeza pública, auxiliares de serviços funerários, fiscais de trânsito, agentes de combate as endemias, agentes comunitários de saúde, guardas municipais e agentes de ordenamento
O dia 28 de abril foi instituído como Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, pois foi nesse dia que a explosão de uma mina em Virginia, nos Estados Unidos, matou 78 mineiros e também Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Além disso, é considerado o Abril Verde pelo incentivo à discussão e conscientização para ajudar na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Participaram também da palestra a Enfermeira de Segurança do Trabalho Goretti Casé e o Técnico de Segurança do Trabalho, Paulo Henrique da CEREST.
Daniela Duarte/AMA
1 comentário
28 de Apr / 2019 às 16h04
Valoriza tanto quê nem se quer pagam os riscos de insalubridade e periculosidade para os coitados que se arriscam a toda hora.