Prefeitura promove debate sobre inclusão de pessoas com autismo em Juazeiro

Quinta-feira (25) a Secretaria de Educação e Juventude reuniu profissionais da educação, saúde, área jurídica, pais e representantes de instituições na 3ª Roda de Conversa sobre o Autismo, no auditório da SEDUC, em Juazeiro. Com o tema ‘Conhecer para Incluir’, o evento buscou disseminar informações sobre o universo autista, o atendimento educacional especializado, quebrar preconceitos, além de fortalecer a causa e trocar experiências entre os profissionais e os pais presentes. Segundo os especialistas o Transtorno do Espectro do Autismo, ou simplesmente Autismo, afeta diretamente a parte da comunicação, socialização e o comportamento das pessoas.

“Promover uma discussão com várias vozes para tratar dos desafios da inclusão escolar e social das pessoas com autismo é uma temática fundamental para repensarmos a prática da educação especial. É uma forma de atualizarmos nossos conhecimentos e refletirmos sobre como melhorar a educação para esse público”, destacou a gerente da SEDUC, Luzinete Helena, do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão – NAPSI.

De acordo com dados da SEDUC, a rede municipal de ensino de Juazeiro desde 2009 iniciou um trabalho de fortalecimento da Educação Inclusiva, e já conseguiu muitos avanços. Atualmente são atendidos quase 600 alunos com deficiência na rede, entre eles 100 autistas, que dispõem de uma estrutura de 44 salas de recursos, 150 profissionais especializados, entre eles professores de AEE, interpretes, instrutores, brailistas, professor de apoio, auxiliares de AEE, assistente social e psicóloga, que trabalham diretamente com os alunos autistas, com deficiência física, síndrome de down, surdez, deficiência intelectual, cegos, baixa visão e com deficiência múltipla. Os alunos são atendidos em 82 escolas e em 22 creches (EMEI) municipais da sede e interior do município.

“Esta troca de experiência é muito importante para melhorar os resultados do nosso trabalho em sala de aula. Tenho um aluno que entrou na escola com 3 anos, e hoje com 7 anos está alfabetizado apresentando desempenho muito bom. É muito gratificante acompanhar cada conquista dos nossos alunos com autismo ou outra deficiência”, disse a professora de Atendimento Educacional Especializado - AEE, Maria José Oliveira.

A Roda de Conversa reuniu a psicóloga Ariane Falcão, a advogada Lara Félix, a terapeuta ocupacional Leatrícia Paiva, a vice-presidente da AAMAVASF Magda Feitosa, a mãe do aluno autista da rede municipal Vanderllane Silva, e contou com apresentação especial dos alunos da EMEI Maria Hozana.

Na próxima terça-feira (30), a SEDUC e a Comissão de Direitos Humanos da OAB Bahia, Subseção Juazeiro vão realizar a palestra sobre os direitos do autista no ambiente escolar, às 18h30, no auditório da secretaria, dentro da programação do Dia Mundial da Educação.

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC