O ex-presidente Lula afirmou nesta sexta (26), em entrevista exclusiva concedida à Folha de S.Paulo e ao jornal El País, que o Brasil está sendo governado por "um bando de maluco". Depois de uma batalha judicial em que a entrevista chegou a ser censurada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), decisão revista na semana passada, o petista enfim recebeu os dois veículos, em uma sala preparada pela Polícia Federal na sede do órgão em Curitiba, onde está preso.
Os agentes explicaram aos jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas presentes que ele seria colocado em uma mesa a uma distância de 4 metros de todos. Ninguém poderia se aproximar. Segundo a PF, eles estavam cumprindo um protocolo de segurança comum a todos os presos. Em duas horas e dez minutos de conversa, o ex-presidente falou da vida na prisão, do governo de Jair Bolsonaro, das acusações de corrupção que sofre e da possibilidade de nunca mais sair da prisão.
"Não tem problema", afirmou ele quando questionado sobre a possibilidade. "Eu tenho certeza de que durmo todo dia com a minha consciência tranquila. E tenho certeza de que o Dallagnol não dorme, que o [ministro da Justiça e ex-juiz Sergio] Moro não dorme."
Reservou ao ex-magistrado, o primeiro que o condenou pelo caso do triplex do Guarujá, algumas de suas principais ironias.
"Sempre riram de mim porque eu falava 'menas'. Agora, o Moro falar 'conje' é uma vergonha", afirmou.Lula disse também acreditar que "Moro não sobrevive na política".
Já sobre o presidente Jair Bolsonaro, não foi tão taxativo. Apesar de várias críticas, afirmou que "ou ele constrói um partido sólido, ou não perdura".
Lula disse que a elite brasileira deveria fazer uma autocrítica depois da eleição de Bolsonaro. "Vamos fazer uma autocrítica geral nesse país. O que não pode é esse país estar governado por esse bando de maluco que governa o país. O país não merece isso e sobretudo o povo não merece isso", afirma.
E comparou o tratamento que a imprensa dá a ele com o que reserva ao atual presidente da República. "Imagine se os milicianos do Bolsonaro fossem amigos da minha família?", questionou, referindo-se ao fato de o filho do presidente, Flávio Bolsonaro, ter empregado familiares de um miliciano foragido da Justiça em seu gabinete quando era deputado estadual pelo Rio.
Afirmou que o país tem hoje "o mais baixo nível de política externa que já vi na vida". E disse, em tom de brincadeira, que o ex-chanceler de seu governo, Celso Amorim, tem uma dívida por ter deixado o atual chanceler, Ernesto Araújo, seguir carreira no Itamaraty.
Questionado sobre Fernando Henrique Cardoso, disse que o ex-presidente poderia "ter um papel de grandeza e mais respeitoso com ele mesmo, não comigo".
O ex-presidente falou ainda da necessidade de diálogo entre partidos de esquerda. E comentou o fato de o senador Cid Gomes (PSB-CE), irmão de Ciro Gomes, que afirmou em um encontro do PT: "Lula está preso, babaca!". O petista disse que não ficou chateado pois está mesmo preso. "Isso é uma verdade. Só não precisava chamar os outros de babaca", disse, rindo.
Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá. Ele está preso desde abril de 2018, depois de ter sido condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), a segunda instância da Justiça Federal.
Na última terça-feira (23), em decisão unânime, a Quinta Turma do STJ reduziu a pena do ex-presidente e abriu caminho para ele saia do regime fechado ainda neste ano. O tribunal manteve a condenação do petista, mas baixou a pena de 12 anos e 1 mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias.
O petista já foi condenado também no caso do sítio de Atibaia (SP) -a 12 anos e 11 meses pela juíza Gabriela Hardt, na primeira instância em Curitiba, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. O caso, porém, ainda passará pela análise do TRF-4.
O pedido de entrevista com o ex-presidente passou por um vaivém de decisões judiciais. Em julho de 2018, a juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Lula, barrou a realização da entrevista, afirmando não haver previsão constitucional que dê ao preso direito de falar com a imprensa.
Após reclamação ao STF (Supremo Tribunal Federal) feita pela Folha de S.Paulo, o ministro Ricardo Lewandowski autorizou em 28 de setembro que a entrevista fosse realizada em Curitiba. A liminar, porém, foi derrubada no mesmo dia pelo ministro Luiz Fux, também do Supremo. Ele julgou pedido do partido Novo, que alegava que o PT apresentava Lula como candidato à Presidência da República, desinformando os eleitores.
O petista foi impedido de concorrer na eleição presidencial devido à Lei da Ficha Limpa, que barra candidaturas de condenados em segunda instância, e acabou substituído por Fernando Haddad, também do PT.
Ao suspender a entrevista, Fux determinou ainda que, caso já tivesse sido realizada, sua divulgação estaria censurada. A liminar de Fux foi revogada no último dia 18 pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli.
Já nesta quinta-feira (25), véspera da entrevista, a Polícia Federal tentou modificar a decisão do STF, permitindo que jornalistas de outros veículos assistissem à entrevista, conduzida pela Folha de S.Paulo e pelo jornal El País, autores da ação judicial no Supremo.
Lewandowski, no entanto, barrou a presença de jornalistas que não sejam da Folha de S.Paulo e do El País e considerou a iniciativa da PF uma "franca extrapolação dos limites da autorização judicial em questão".
Fonte: Bahia Notícias
22 comentários
26 de Apr / 2019 às 20h26
TEM MORAL PARA CRITICAR ALGUEM ? ANTES MALUCOS,DO QUE LADRÕES !
26 de Apr / 2019 às 22h52
Prefiro um maluco beleza a um LADRÃO.
26 de Apr / 2019 às 22h53
Prefiro um maluco beleza a um LADRÃO.
26 de Apr / 2019 às 22h55
E quem quer saber a opinião de um preso por corrupção? Maluco são vocês.
27 de Apr / 2019 às 04h01
Antes era por doentes, ""TIPO ELE"" e um bando de ladrões, corruptos e desequilibrados ao PONTO de jogar uma nação inteira ao CAOS. A FATURA tá ai, todos estamos pagando e vamos continuar pagando caro por muito tempo, não SÓ por conta de roubos, mais de TOMADAS de decisões desastradas fazendo do nosso infeliz pais um laboratório de experiência com monstros. Temos hj quase 50 milhões de pessoas sem renda, sem trabalho FIXO e em nada contribuindo ou gerando riqueza pra o nosso pais, tudo por conta dessa experiência desastrada chamada PT-LULA.
27 de Apr / 2019 às 04h06
Concordo com Lula. Hoje Brasília ta cheia de B.....Malucos Laranjas Psicopatas que dar para encher a cadeia
27 de Apr / 2019 às 04h11
Lula, eu te amo e pra mim, vc foi o melhor Presidente que o Brasil já teve. Força.. acreditamos em vc e sei que um dia a verdade aparecerá Deus é contigo!!
27 de Apr / 2019 às 04h13
Maior e melhor Presidente,Líder da História desse país ele sempre colocou o Menos Favorecido em Primeiro Lugar,Educação para o menos favorecido, Faculdade para o menos Favorecido. #LULALIVRE. Eterno Presidente Lula...........
27 de Apr / 2019 às 04h23
Hoje os cursos de veterinária tenham prioridade de investimentos... Em detrimento aos cursos de Filosofia e Sociologia. Pois, com isso, estará assegurando melhores condições de saúde para Bosonaru e para a família B1 B2 B3
27 de Apr / 2019 às 04h29
QUIM E BOSO NÃO TEM O QUE DIZER... A MANADA VEM SENDO ADESTRADA DESDE 2013, E ELEGERAM Bostanaro APESAR DA MANADA AINDA SUSTENTAR QUE ELEGEU UM MITO.
27 de Apr / 2019 às 04h31
Com a venda da Petrobrás o preço da gasolina vai cair igual as passagens de avião, assim hoje os Bestanaros dizem. Lembrei de mamãe, quando pequeno: na volta a gente compra. Kkkkk
27 de Apr / 2019 às 04h34
GENERAL MOURÃO. PELO AMOR AO PAÍS, DERRUBE ESSE SINISTRO B..... E TOME O GOVERNO DE BOSO...
27 de Apr / 2019 às 04h38
Esse governo de hoje Bosonada das trevas veio pra matar ou destruir senhor Quim?
27 de Apr / 2019 às 04h41
Brasilia Boso sem caráter incompetente
27 de Apr / 2019 às 04h42
Brasilia Boso sem caráter incompetente
27 de Apr / 2019 às 06h16
Lula na cadeia falando de bandidos, kkkk.
27 de Apr / 2019 às 07h45
MIL VEZES,UM BANDO DE MALUCOS BEM INTENCIONADOS,DO QUE UM BANDO DE LADRÕES TRAIDORES DA PATRIA !
27 de Apr / 2019 às 10h12
Amigos vamos fazer uma reflexão: O juiz Adilson Aparecido Rodrigues Cruz, da 24ª Vara Civil de São Paulo determinou a OAS que devolva ao ex-presidente Lula os valores pagos (179 mil) pela aquisição de um imóvel localizado no Condomínio Solares, em Guarujá-SP. Se o ex-presidente estava pagando as cotas, não podemos conceber de que se trata de propina. Que análise podemos fazer das sentenças dos juízes Adilson Aparecido e Sérgio Mouro. A constituição não é a mesma? Prova que o Juiz Sérgio Mouro proferiu uma sentença viciada.
27 de Apr / 2019 às 11h01
Amigos vamos fazer uma reflexão: O juiz Adilson Aparecido Rodrigues Cruz, da 24ª Vara Civil de São Paulo determinou a OAS que devolva ao ex-presidente Lula os valores pagos (179 mil) pela aquisição de um imóvel localizado no Condomínio Solares, em Guarujá-SP. Se o ex-presidente estava pagando as cotas, não podemos conceber de que se trata de propina. Que análise podemos fazer das sentenças dos juízes Adilson Aparecido e Sérgio Mouro. A constituição não é a mesma? Prova que o Juiz Sérgio Mouro proferiu uma sentença viciada.
27 de Apr / 2019 às 15h49
Por falar em ladrões da patria, kd o Queiroz? E os ladrões que estão no ministério do Bozo? O Moro enfiou todos entre suas pernas e povo se calou...indignação seletiva. É o governo de malucos e milicianos apoiado por 31% da população. Kd as panelas?
27 de Apr / 2019 às 16h01
Sinceramente, que diabos de governo é esse que o povo botou no poder? É uma desgraça total!
27 de Apr / 2019 às 21h23
votei no atua presidente e espero que desempenhe um bom trabalho, coso contrario não terá meu voto outra vez. votei no pt 4 eleições, chega de PT, tem que da espaço para os demais...