A IV Conferência Municipal de Saúde do município de Casa Nova aconteceu nesta quinta-feira (11/04) na Quadra Poliesportiva da Escola Alano Viana de Araújo. Promovida pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Conselho Municipal de Saúde, com o tema: Democracia e Saúde e os Eixos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do SUS, discutiu a realidade do município, o atendimento e as dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde pública.
Presente à Conferência o Articulador do Selo UNICEF para a Infância, Cosme Coelho, destacou a importância dos cuidados à Infância é à Juventude para a melhoria das condições de vida: “Nós que estamos batalhando pela conquista deste selo para o município de Casa Nova, sabemos da importância da saúde para a melhoria das condições de vida de nossos jovens. Por isso nosso apoio e incentivo à participação nesta Conferência”.
A palestra principal foi proferida pela Sanitarista Franciele Alves do Nascimento, destacando a importância da Conferência de Saúde, um “um dos principais espaços para o exercício da cidadania. É um momento que a população tem para expressar suas demandas, necessidades e também as potencialidades. Para depois propomos diretrizes, linhas, objetivos para a saúde do município” – resume a palestrante.
O NRS - Núcleo Regional de Saúde Norte – Juazeiro, antiga 15ª DIRES, enviou, representando o Governo da Bahia a Coordenadora Marli Carvalho e a Enfermeira Tatiane, para acompanhar os trabalhos realizados.
A Coordenadora Geral, Cleide Rego, uma das responsáveis pela realização da IV Conferência e das pré-conferências realizadas no Distrito do Bem Bom e na Lagoinha e a Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos, concordam que “é de extrema importância contar com a participação da população para discutir os encaminhamentos da saúde. Precisamos lutar junto com a população para garantir a qualidade e as melhorias no processo SUS”.
Para a Secretária a IV Conferência “atendeu os objetivos, contou com participação expressiva de representantes da sociedade civil e encaminhou propostas que discutidas e analisadas, serão apresentadas às Conferências Estadual e Federal.
Manoel Leão Ascom PMCN
2 comentários
14 de Apr / 2019 às 01h40
Adorei quero participar kms
14 de Apr / 2019 às 04h53
Todos com cargo. "Ter e ser, é diferente de ser e ter". Pois só tem incompetentes nos cargos. Tipo tapa - cala boca da campanha. Não sabem o que é politica do SUS, nem mesmo o adultetador de gasosa. Hospital só em escandalo. Ilicitos, só entendem disso, via vaquinha leiteira.