A leitora do blog, Daiane Leite, enviou à nossa redação, um relato triste. Segundo ela, uma senhora de 89 anos, Dona Sebastiana, vive em condições lastimáveis e pede ajuda. Veja o texto abaixo:
"Venho através deste admirável e conceituado blog, solicitar de vossa senhoria que veja a possibilidade de divulgar em seu blog, que é grande relevância em prestar serviço de utilidade pública a população san-franciscana, que se segue:
A sra Sebastiana Conceição (89 anos), está vivendo em extrema calamidade. Residente na quadra 30, número 9, no bairro João Paulo II, Juazeiro-BA, reside numa casa de alvenaria bem antiga, necessário reforma urgente e adaptações para cadeirante (onde a mesma nem possível cadeira de rodas, precisa-se de ajuda para compra-la), nem banheiro existe (isso é um caos) ,sem conforto algum para o estado de saúde, vale ressaltar que quando chove a casinha alaga, e a sra Sebastiana é obrigada ficar embaixo da chuva, todos os móveis que tem são doados pela vizinhança, a idosa é aposentada, porém os gastos são altos com: remédios, fraldas, alimentos, etc. Está sobre os cuidados da filha Maria da Conceição de (56 anos), que se emociona a relatar o caos que está vivendo.
Autoridades competentes de Juazeiro, peço a gentileza de acompanhar de perto essa problemática que essa idosa está vivendo. A mesma não se locomove, é acamada e vive em condições precárias, onde o colchão não é adequado, não recebe visita de enfermeiros, assistente social. Autoridades, porque a mesma não está incluída nos projetos do governo como: minha casa minha vida, gratuidade de fraldas geriátricas e remédios gratuito etc?
Sr prefeito, existe muitas famílias passando por isso na nossa cidade, todavia constata-se que os órgãos competentes não tem absorvido esses princípios básicos, em relação aos idosos e tantos outros grupos.
Precisa-se lançar um novo olhar para esta realidade, as leis precisam ser cumpridas que garantem os direitos do idoso, é obrigação do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, a saúde, a alimentação, a educação, a cultura, a cidadania.
Todavia constata-se a necessidade que emerge frente a esta problemática que se encontra latente em nossa sociedade.
NOTA SEDES: A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa que a senhora Sebastiana recebeu a visita hoje (26) de uma equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro João Paulo II e do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS).
Na visita social foi constatado que a idosa é acompanhada por uma equipe de saúde do município que faz visita domiciliar à paciente rotineiramente dando toda a assistência necessária. Profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Psicóloga, Fisioterapeuta e Assistente Social, também já realizaram visita no domicílio da paciente para atendimento.
Durante a visita social, a filha de dona Sebastiana informou que foi contemplada no programa Minha Casa Minha Vida, porém não houve interesse por parte da família e o imóvel foi devolvido ao governo, além disso, a família possui imóvel no distrito de Maniçoba. Foi informado ainda que, além da aposentadoria e pensão por morte do marido da senhora Sebastiana, a família também recebe benefício do Bolsa Família.
7 comentários
26 de Mar / 2019 às 12h57
É o Governo do Estado e o Trabalho não paraasaaaaaaaaaa. Derão 75% dos votos nesses monstros e agora vão colher coisas ainda piores. Aguardem.
26 de Mar / 2019 às 13h35
Infelizmente essa é a nossa realidade! Onde os nossos gorvernos acham que um salário é pra se dividir por três pessoas dentro da mesma casa, quanta vontade essa filha talvez tenha de sair pra trabalhar más que ñ pode pq tem q cuidar da sua mãe sozinha pq ñ pode pagar uma pessoa pra ajudar! Sofre mãe e sofre filha em qto e que podíamos ter de direito os colarinhos brancos roubam e aumentam seus salários ao teto. Deus seja nosso advogado nesta reforma da previdência amém.
26 de Mar / 2019 às 14h32
O nosso prefeito só pensar em festa de carnaval e em vaqueirada é tapa búraço de estrada
26 de Mar / 2019 às 14h35
O nosso prefeito só pensar em festa de carnaval e em vaqueirada é tapa búraço de estrada e sinceramente ele vai de mal a pior
26 de Mar / 2019 às 16h17
Daiane Leite, vc orientou a família procurar o CRAS (Assistência Social), do João Paulo II, a procurar o agente de saúde daquela área? se não, faça isso.
26 de Mar / 2019 às 17h30
Culpa de Bosonaro Cão Satanás Moru Milicianos Laranjas dos infernos. Hoje sem médicos sem emprego
26 de Mar / 2019 às 17h30
Culpa de Bosonaro Cão Satanás Moru Milicianos Laranjas dos infernos. Hoje sem médicos sem emprego