Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (SD), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Sobradinho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF, realizou na última quinta-feira (21) uma palestra com o médico veterinário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Wasley de Matos, com o tema : Terapia Assistida por animais em Crianças diagnosticadas com Síndrome de Down e microcefalia.
Segundo o veterinário projeto consiste em promover, através do contato com os cães, uma melhoria nos estímulos sensoriais da criança durante o seu desenvolvimento. "O cachorro tem um papel extremamente importante na questão do desenvolvimento da sensibilidade. A gente estimula a sensibilidade do paciente através de lambidas, do pelo, da temperatura. Tudo isso vai ajudar nessas fases", afirmou o profissional.
A APAE Sobradinho atende mais de 80 pessoas com necessidades especiais e utiliza uma proposta pedagógica inclusiva e lúdica, quando trabalha os conteúdos utilizando, em sala de aula, material didático como palitos, caixas de papelão, tampinhas, figuras, brinquedos e jogos.
Do público atendido pela instituição, são 6 alunos com Síndrome de Down.
"Em nossa instituição atendemos 6 alunos com Sindrome de Down, tendo em vista que hoje em dia é cada vez mais comum pessoas com Síndrome de Down estarem alfabetizadas e inseridas no mercado de trabalho. Em geral, são indivíduos que foram estimulados desde cedo a uma vida autônoma, sendo assim, através do trabalho desenvolvido pelos profissionais da APAE Sobradinho e com o apoio do prefeito Luiz Vicente Berti, realizamos atendimentos especializados para minimizar suas limitações e desenvolver seu potencial criativo," afirmou a diretora da instituição, Alexandra Alves de Lima.
Ascom PMS
0 comentários