Estudantes de Juazeiro e Petrolina estão enfrentando neste mês de março um verdadeiro tormento. Explica-se: Intenso calor. A sensação térmica dentro das salas de aultas ultrapassa os 40 graus. O setor de meteorologia da Univasf-Universidade Federal do Vale do São Francisco, aponta que a temperatura máxima é de 36,5 graus. Todavia com a umidade relativa do ar na casa dos 26º, a sensação de calor ultrapassa os 40 graus centigrados.
Este Blog Geraldo José apurou que na maioria das escolas públicas do Estado, os ventiladores são insuficientes para garantir o bem estar dos alunos e professores. Alguns ventiladores estão quebrados sem girar e isto tem provocado irritação não só aos alunos mas aos professores e funcionários de diversas escolas localizadas em Juazeiro.
Na manhã desta quarta-feira (20) alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa enviaram fotos e video. O sentimento é de revolta e indignação. Segundo os alunos, a denúnncia é que "parte elétrica do colégio está comprometida e não recebe uma reforma há vários anos. Por isso não pode ligar o ventilador, e a maioria das salas está sem ventilador. Não estamos conseguindo estudar com o calor em sala de aula e com a falta de ar condicionado. Imploramos por reforma", escreveu o aluno identificado no email por Lucas.
A situação é ainda mais grave nas escolas municipais e estaduais localizadas na zona rural. Os alunos solicitam ventiladores de parede, para contribuir com o conforto térmico dos estudantes e educadores. Em Petrolina um pai de um aluno durante participação em programa de rádio disse que no Núcleo 6 do Projeto Senador Nilo Coelho é "impossível os alunos assistirem aulas digninamente devido o calor abrasador".
Para se ter uma ideia da importância da climatização, a má qualidade do ar interno reduz em até 15% a capacidade de aprendizado, de acordo com informações do grupo DN Qualindoor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Somado a esse dado, 2019 será o ano mais quente já registrado conforme alertam institutos de meteorologia.
Redação Blog Foto: Ilustrativa
9 comentários
20 de Mar / 2019 às 19h37
Ué? Li a matéria toda e percebi que o repórter aqui do Blog não procurou a SEDUC para se prestar os devidos esclarecimentos... Gostaria muito de saber o que ela acha desse "desconforto" sofrido pelos seus alunos já que o atual Prefeito P. Bonfim fica dizendo aos 4 cantos que Juazeiro tem a melhor e mais eficiente rede de escolas do estado da Bahia! Onde estão os ar-condicionados? Com a palavra o "ventríloquo de prefeito!" PS: A Escola é estadual. O Blog conversou com a vice-diretora do COLÉGIO ESTADUAL.
20 de Mar / 2019 às 19h51
Rapaz a ânsia de Erry atingir o prefeito Paulo Bomfim é tão grande que cega. Ele não consegue enxergar o óbvio, o colégio é estadual. Quem é nativo ou reside há muito tempo sabe disso, mas a vontade de atacar as gestões do PCdoB fazem do "grande jornalista" porta voz de fake news, desse jeito a carreira do grande profissional da comunicação vai ser curta.
20 de Mar / 2019 às 22h02
Nas escolas dos projetos em Petrolina, é uma verdadeira caldeira!. Enquanto se gasta R$ 86,000 mil reais,para se construir uma rotatória em Petrolina e R$ 212,000 mil reais,para se reformar uma quadra poliesportiva!. As nossas crianças sofrem dentro das salas de aulas,com apenas ventiladores e ar condicionado que não funciona!. Vamos acordar Petrolina!.
20 de Mar / 2019 às 22h27
O caso ta sério nas escolas municipais e principalmente nas creches, ou melhor nas EMEIS. Gostaria que a fiscalização andasse nas escolas e visse o desrespeito com as crianças. Mal um ventilador pra uma sala com 25 alunos. Sabemos que existe a lei que as escolas tem que atender os alunos com climatização . Estou indo no ministério público . Bora Trabalhar Paulo Bomfim. Eta cidade miserável .onde esta o dinheiro da climatizacao? Muito bem Erry Justo.
20 de Mar / 2019 às 23h12
Ok... Ok... Reconheço que errei! Pronto! Satisfeitos agora? Mas certamente mais críticas pesadas a esse governo pecebista virão, podem aguardar! Mas... Como perguntar não ofende: foi só coma diretora?
21 de Mar / 2019 às 05h44
ONDE ESTA A ARBORIZAÇÃO DE JUAZEIRO? COM CERTEZA,SE COBRÍSSEMOS O MUNICIPIO COM ARVORES,A CIDADE TERIA UM CLIMA MAIS AGRADÁVEL O QUE SERIA BOM PARA TODOS.
21 de Mar / 2019 às 05h44
ONDE ESTA A ARBORIZAÇÃO DE JUAZEIRO? COM CERTEZA,SE COBRÍSSEMOS O MUNICIPIO COM ARVORES,A CIDADE TERIA UM CLIMA MAIS AGRADÁVEL O QUE SERIA BOM PARA TODOS.
21 de Mar / 2019 às 08h58
o que os governinhos da Bahia e de Juazeiro gastam com publicidade dava pra instalar ar condicionado em cada sala de aula de cada escola. Se não gastam com isso é porque não tem o menor interesse no bem estar dos estudantes!!! PRONTO FALEI
21 de Mar / 2019 às 11h13
Cadê Rui "correria"? A Bahia tem o governo que merece! Povo burro que não sabe votar! Viva ao comunismo, a maior piada que já existiu no mundo. Que a chibata de Karl Heinrich Marx entre todinha nos seus discípulos vermelhinhos...