ESPAÇO DO LEITOR: LIXO A CÉU ABERTO EM JUAZEIRO (BA)

Em e-mail ao Blog GJ o leitor Honielson Roni cita o fato de moradores do bairro Maria Goreti estarem passando por transtornos em razão de entulhos e lixo acumulados em espaço público colocados por prepostos da gestão municipal.

Veja:

“O entulho e o lixo depositados na rua, a céu aberto, podem trazer doenças à população, pois atraem baratas, ratos, moscas, mosquitos e outros bichos. Esse acúmulo se deu quando funcionários da prefeitura Municipal de Juazeiro realizaram a troca de uma Lage do canal que se rompeu, na calçada da rua Portugal, daí descartaram os entulhos nessa rotatória. Diante mão os entulhos estão tomando de conta. A prefeitura é o principal pivô desse vasto acúmulo, pois deu lugar para carroceiros, algumas lojas e supermercados jogarem também seus entulhos, após reformas. Eu passo todos os dias por essa rua para ir e vir do trabalho. Hoje não me contive e tirei essas fotos. vejo que está cidade está cada vez mais abandonada e a desorganização começa a ser feita pela própria gestão”.

NOTA SAAE

O Setor de Resíduos Sólidos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro esclarece que o recolhimento de entulhos nas ruas da cidade foi interrompido temporariamente para manutenção das máquinas e caçambas que fazem a coleta.

O SAAE informa que a patrulha mecanizada retira diariamente cerca de 100 toneladas de entulhos de áreas públicas e terrenos baldios, mas por conta da grande demanda as máquinas precisaram da reposição de algumas peças, mas assim que o serviço de manutenção for concluído a equipe retoma o trabalho obedecendo ao  cronograma de solicitações.

Para as obras particulares (construções e reformas) o SAAE explica que os proprietários das residências são responsáveis pela retirada e destino final dos resíduos, devendo contratar contêineres para o depósito destes materiais.

Quanto à coleta do lixo domiciliar no Bairro Maria Gorete, o SAAE informa que é feita todos os dias na parte da manhã, horário que os moradores devem colocar suas sacolas nas portas para o devido recolhimento.  

A população pode também contribuir com a limpeza da cidade denunciando na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública  (SEMAURB) o descarte irregular destes materiais.

Da redação