Nelson Leal se congratula com Afoxé Filhos de Gandhy pelos seus 70 anos de fundação, em moção

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), felicitou o Afoxé Filhos de Gandhy pela passagem de seus 70 anos de fundado, através de moção de congratulações, entregue à Secretaria Geral da Mesa, na tarde desta segunda-feira 25. O chefe do Legislativo estadual destacou o caráter de resistência da entidade carnavalesca, lembrando a sua intenção inicial de levar para o Carnaval de Salvador a proposta de combate à intolerância religiosa e o conceito do culto ao candomblé como orientação religiosa.

Na peça legislativa, o parlamentar ressalta ainda a tentativa de seus fundadores de fortalecimento da cultura da paz, ao buscar celebrar na origem do bloco a figura do líder da revolução pacifista indiana, Mahatma Gandhy, inclusive com o uso das vestes características daquele país asiático. O pepista historiou o nascimento do afoxé, criado pelos trabalhadores do Cais do Porto de Salvador, em 18 de fevereiro de 1949. Ele observa também o espírito de resistência, a partir de um movimento de combate ao arrocho salarial à categoria dos estivadores, pela política econômica implantada pelo governo federal no pós-guerra.

"No ritmo do ijexá e no toque do agogô, o Afoxé Filhos de Gandhy segue estendendo o seu tapete branco e escrevendo a sua bonita história na maior festa popular do mundo, com um espírito cada vez mais plural e democrático, passado de pai para filho, e levando a cultura da paz para além-mar", escreveu o presidente da Alba.

Nelson Leal disse ainda que "o maior e mais bonito afoxé do Carnaval da primeira capital brasileira" também se notabiliza por, a cada ano, atrair personalidade de proa da cultura baiana e internacional para as suas fileiras, citando "os saudosos Dorival Caymmi e Jorge Amado, além do ilustre baiano Gilberto, que segue desfilando no bloco desde os sete anos".

No Palacete das Artes, no bairro da Graça, encontra-se aberta exposição de fotografias do afoxé, gratuita, sob a lente do fotógrafo Christian Cravo, com visitação pública até o dia 31 de março. Já o Metrô de Salvador também oferece mesma exposição, até o dia 8 de março, nas Estações de Pirajá, Imbuí e Aeroporto. O Filhos de Gandhy, no Carnaval deste ano, estende o seu tapete branco no domingo (3) e terça-feira (5) no Circuito Osmar Macêdo (Avenida Sete); e na segunda-feira (4), no Circuito Barra-Ondina.

Ascom Alba