A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), firmou convênio, nesta sexta-feira (22), em Juazeiro, com a Associação Comunitária Agropastoril da Fazenda Testa Branca, no município de Uauá, para readequação de laticínio de leite caprino. O laticínio contará com uma infraestrutura que vai garantir a produção de 5 mil litros de leite por dia.
A ação contará com investimento de R$ 1.6 milhão, proveniente do projeto Pró-Semiárido, e irá beneficiar 200 famílias, em 18 comunidades rurais dos municípios de Uauá e Curaçá. Os recursos provêm de um acordo de empréstimo entre o Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Durante a solenidade de assinatura, o secretário em exercício da SDR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que o território de São Francisco é destaque na produção de caprino e na ovinocultura: “A ação vai viabilizar a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do município de Uauá e região, e vai ofertar ao mercado consumidor um produto de grande valor nutricional: o queijo e o leite de cabra”. O secretário informou ainda que a readequação do laticínio faz parte da estratégia do Governo do Estado de requalificar as agroindústrias em todo o território da Bahia.
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que tradicionalmente a ovinocaprinocultura no Nordeste é conhecida como produtora de carne, mas a produção de leite desses animais é uma atividade altamente rentável: “Uma cabra pode produzir em leite, em um ano, o valor dela. Porém, com o valor agregado no laticínio, com derivados como iogurte, queijos, podemos estimular essa produção e vender para fora da região, trazendo retorno de recursos para essas famílias. Com isso, estarão mais estimuladas a desenvolver o seu criatório com melhoramento genético, na alimentação e cuidados com esses animais”.
Entre os produtos que serão produzidos no laticínio estão o queijo coalho de 200 e 500g, iogurte de 300 e 500ml, e o leite pasteurizado tipo barriga mole de 1L. A gestão do laticínio será compartilhada entre a Associação de Testa Branca e a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).
O presidente da associação, João Bosco Dantas, enfatizou que a conquista é uma luta de muitos anos: “A expectativa com essa requalificação é de aumentar a renda da nossa comunidade e também da região, além de ajudar as famílias a crescerem e terem melhor qualidade de vida”.
Ascom SDR
6 comentários
24 de Feb / 2019 às 14h06
Rapaz o Isaque carvalho voltou a aparecer nas fotos kkk olha a cara e pose dos dois quem e na verdade o prefeito de Juazeiro o Isaque carvalho sem sombra de dúvidas
24 de Feb / 2019 às 15h23
Oxi mas o Vaquerin terá que deixar o cargo pq é ficha Suja. O outro Ex Deputado Federal Uziel foi obrigado a. Sair da chefia da ADAB por ordem da Desembargadora. Vai acontecer a mesma coisa com o Vaquerin.
24 de Feb / 2019 às 18h09
Olha o papagaio de pirata atrás de Isaac! Esse Paulo garçom devia ter vergonha de se prestar a um papel desse. Ele faz questão de deixar claro que quem manda aqui em Juazeiro é bom vaqueiro. Geraldo, gostaria de fazer um questionamento: Ouvi da boca do prefeito, ele falando que Juazeiro tem mais de 7500 funcionários. Salvador tem pouca mais de 2000. Será que Juazeiro é maior que Salvador? Juazeiro e seu cabide de emprego!!!
24 de Feb / 2019 às 18h15
Kkkkkkkk.... Agora que vão ficar mais ricos!
24 de Feb / 2019 às 21h16
sem justiça tudo pode , Juazeiro saqueada e ninguém nada faz
25 de Feb / 2019 às 08h35
Oxe?! A fábrica fica em Uauá e o nosso "glorioso" prefeito está fazendo o que aí??? Dando "apoio moral"??? Será sócio do empreendimento??? Hummm!!!