A população de Juazeiro, no norte da Bahia, passará a contar com mais um espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar e de entretenimento. Nesta sexta-feira (22), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou convênio com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), para a construção de um Empório da Agricultura Familiar. Com investimento de R$ 1,8 milhões, a estrutura beneficiará 1,5 mil famílias.
O empório, que será construído na orla de Juazeiro, terá espaços para supermercados, restaurantes, lanchonete, feira de produtos orgânicos, além de auditório para capacitação. A ação integra a estratégia da CAR/SDR, por meio do projeto Pró-Semiárido, para dar maior visibilidade e acesso da população aos produtos da agricultura familiar, viabilizando e consolidando mais uma rede de comercialização. A previsão de conclusão das obras do empório é junho de 2019.
Para o secretário interino da SDR, Jeandro Ribeiro, entre as estratégias da secretaria, a comercialização é um dos principais vetores de atuação. “A ideia é concentrar em Juazeiro a venda dos produtos da agricultura familiar do território do Sertão de São Francisco, enxergando todas as variáveis possíveis, tanto para o mercado institucional, que é a alimentação escolar e aquisição de alimentos, como também por varejo e mercado consumidor, além do turismo de Juazeiro e Petrolina”, explicou.
Para o presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro dos Santos, a expectativa é dar um pontapé forte na comercialização dos produtos da agricultura familiar, na distribuição e venda no atacado. “Com essa estrutura construída, teremos vários empreendimentos no mesmo espaço, onde poderemos desenvolver produtos e cuidar para que as pessoas possam ter um alimento saudável, fazer feira, refeições, gerando renda e oportunidade para aquelas famílias e também gerando alguns empregos dentro da cidade de Juazeiro”, afirmou.
Sobre o Pró-Semiárido
O Pró-Semiárido leva investimentos de cunho produtivo e social para famílias rurais de 32 municípios com os menores índices de desenvolvimento humano (IDH). O projeto conta com recursos do acordo de empréstimo contraído pelo Governo do Estado junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Fonte: Ascom/SDR Fotos: Ascom/SDR-CAR
8 comentários
23 de Feb / 2019 às 10h22
KKKKK, MAIS UMA OBRA FICTICIA EM juazeiro, POIS DE CADA 100 OBRAS ANUNCIADAS, 100 NÃO SAEM DO PAPEL. E TEM MAIS, ESSA ORLA ESTÁ ATE AJEITADINHA" PARA SER EM juazeiro. KKKKKK
23 de Feb / 2019 às 11h28
Meu Deus como tudo é bonito no Marketing Hem. Mal começou obra da Adolfo Viana e nem concluiu, ficam criando Fakes News em mais obras mentirosas. Tenha vergonha Garçonzin, termine o que começa.
23 de Feb / 2019 às 13h43
Esse empreendimento, somado a implantação e funcionamento do serviço de inspeção municipal - S.I.M., constituem ações fundamentais para fazer girar a engrenagem econômica da agricultura familiar. Parabéns!
23 de Feb / 2019 às 16h03
Impressionante como tudo no papel é lindo, quando se trata de juazeiro, a orla continua do mesmo jeito, mendigos, mau cheiro, calçadas irregulares, acessibilidade não existe, bares com infraestrutura ridícula.
23 de Feb / 2019 às 17h20
Fico triste. Se for igual as obras que estão acontecendo e não estão sendo finalizadas, como: A acadêmia na orla, revitalização da Adolfo Viana, Orla nova. Algumas das obras que estão pela metade. Essa academia foi na gestão passada e até agora ND. Espero que essas e outras obras sejam finalizadas. Não aguentamos mais promessas.
23 de Feb / 2019 às 18h25
Panorama muito lindo, boas idéias. Espero que não fique só na "planta", esse projeto também seja construído como aí está. Vamos esperar pra ver pois estou desacreditada que nossa cidade ainda tem lazer a oferecer. Outra coisa a quem de direito, exigir que aqueles bares que ficam localizados no início da orla façam uma reestruturação decente e o calçamento a prefeitura dar um jeito de renovar com as mesmas pedras pois alí faz parte da história.
23 de Feb / 2019 às 21h40
Me engana que eu gosto. Ô prefeitim vá enganar outro. Vai terminar o mandato e o projeto ainda estará no papel. Pobre cidade! Cada aventureiro que aparece. Juazeiro merece mais respeito!!!
24 de Feb / 2019 às 00h32
Se começar e terminar será ótimo. Mas qdo agente ver o tanto de pbras pela metade fica mais desacretidato ainda. E a escuridão na entrada da cidade? E o perigo para quem transita pelas imediações do MERCADO DO PRODUTOR, com a escuridão e animais soltos? Mas ano que vem as luzes se acenderá com toda certeza. Vamos aguardar mais um pouco em ano de eleição tudo acontece.