Desde janeiro a Secretaria Municipal da Saúde vem fortalecendo as capacitações e encontros com os profissionais da rede de saúde sobre a temática de Saúde Mental e, nesta terça-feira (19) um novo ciclo de encontros teve início. Desta vez foram os técnicos de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que receberam a capacitação sobre assistência a pacientes em crise psiquiátrica.
O encontro foi realizado no auditório do SAMU e entre as abordagens realizadas pelas profissionais da área de saúde mental estão: a identificação, abordagem ao paciente, formas corretas de tratamento e a inserção da rede especializada do município de Juazeiro no acolhimento aos pacientes com transtornos mentais.
Para a técnica de enfermagem da UPA, Cátia Regina da Silva Oliveira, saúde mental é um assunto que deve ser abordado como qualquer outro. "Esse momento é primordial, tendo uma temática nova para o serviço de saúde como porta de entrada e é um aprendizado. Tem que se falar, deve ser abordado, pontuado e em momentos como este cada um coloca suas experiências, situações vividas e como resolver. Para nossa área é uma temática nova e muitas vezes não sabemos como agir, como conduzir e precisamos de momentos como este, foi enriquecedor", concluiu.
De acordo com a Assessora de Planejamento e Saúde Mental da SESAU, Luciana Florintino, é importante fortalecer a rede sobre a temática e mais ainda enriquecer de conhecimentos os profissionais.
"Saúde mental é algo que já vem sendo debatido em reunião do Conselho Municipal de Saúde, Fórum de Saúde Mental e na Secretaria da Saúde e outras instâncias colegiadas de gestão. Estamos agora intensificando as capacitações aos profissionais da área por entendermos que é necessária a abordagem temática, em especial na área especializada que é para onde os pacientes com transtornos mentais são direcionados. O nosso objetivo é acolher da melhor maneira possível estes pacientes", explicou.
Outros dois encontros para os profissionais da rede municipal de saúde já estão agendados e acontecerão nos dias 21 e 26 de fevereiro, às 09h no auditório do SAMU.
Débora Sousa/SESAU
1 comentário
20 de Feb / 2019 às 20h30
Tem que baixar lá no diretório do PT, na UNIVASF, na UNEB.