A enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Andreska Ferreira, realizou, na última sexta-feira (25.01), um treinamento sobre primeiros socorros para os funcionários da manutenção, portaria e recepção da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP).
A iniciativa faz parte da capacitação em serviço e tem como objetivo preparar todo o quadro funcional para possíveis situações de emergência, visto que, em circunstâncias extremas, minutos podem salvar vidas. "Dessa forma a gente busca dar oportunidade a todos de terem acesso às noções básicas de primeiros socorros. O curso é feito por segmento e ao final de cada ano conseguimos envolver toda a Unidade", garante.
Nesta etapa os profissionais aprenderam noções básicas de primeiros socorros para casos de desmaio, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória, queimaduras, acidente por animal peçonhento e intoxicação exógena.
"Também ensinamos a Manobra de Heimlich, que é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho e como agir diante de uma vítima de choque elétrico", acrescenta Andreska.
"A gente nunca sabe quando algo vai acontecer. Então, manter a equipe treinada é o melhor caminho e a nossa melhor alternativa. Mesmo a UPA 24h de Petrolina sendo apenas uma urgência e emergência clínica/odontológica voltada para o público adulto nós precisamos estar preparados para as eventualidades", pondera e finaliza a profissional.
Anna Monteiro-Ascom HDM/IMIP
0 comentários